Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de agosto de 2007, 17h42

Pochmann quer recolocar Ipea para pensar o desenvolvimento

Na véspera da posse, ele demonstra, porém, cautela para falar de seu plano de ação. "Quero construir uma transição para entender a agenda colocada e construir diálogo com a equipe muito qualificada do insitituto"

Na véspera da posse, ele demonstra, porém, cautela para falar de seu plano de ação. “Quero construir uma transição para entender a agenda colocada e construir diálogo com a equipe muito qualificada do insitituto”

Por Redação

Marcio Pochmann assume nesta terça-feira, 14, a direção do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e colunista da revista Fórum, o economista pretende fortalecer o Ipea para pensar o futuro do Brasil. Ele substitui Luiz Henrique Proença Soares.

A indicação partiu do ministro da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, Mangabeira Unger. “Só o conheço como acadêmico, é a primeira vez que trabalho com ele”, explica Pochmann em entrevista à Fórum. A pasta foi criada por Medida Provisória editada em junho pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclui o instituto como entidade vinculada.

“Minha perspectiva é de fortalecer o Ipea em seu papel estratégico de pensar o Brasil”, declarou Pochmann. Ele defende a valorização e potencialização o instituto para pensar o país em sua totalidade. “Queremos recompor o Ipea na perspectiva que foi criado há 40 anos, construindo cenários e diálogo do futuro”, sustenta.

Apesar do tom de mudança, o economista mantém a cautela ao falar de seu plano de ações. “Quero fazer uma transição e entender a agenda colocada, até para construir um diálogo com a equipe muito qualificada do Ipea.”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum