Polícia indicia jogador do Bahia por injúria racial contra atleta do Flamengo

Episódio aconteceu em partida entre as duas equipes e está sendo apurado também pelo STJD; polícia avaliou que acusação feita por Gerson sobre fala de Ramírez é verdadeira

O volante Gérson e o técnico Mano Menezes (foto: Twitter)
Escrito en ESPORTE el

A Polícia Civil do Rio de Janeiro indiciou o jogador Ramírez, do Bahia, por prática de injúria racial contra Gérson, meia do Flamengo. O episódio aconteceu durante partida entre as duas equipes no dia 20 de dezembro de 2020, no Maracanã, no Rio. No dia da partida, Gérson disse que, durante o jogo, foi falar com o atleta do time adversário, que teria respondido: “Cala a boca, negro”.

O inquérito conduzido pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância concluiu que a acusação feita pelo meia do rubro-negro é verdadeira. No inquérito, foram ouvidos, além de Ramírez e Gérson, outras testemunhas que estavam na partida, como os atletas Natan e Bruno Henrique, do Flamengo, e o ex-treinador do Bahia Mano Menezes. Além disso, foram analisadas imagens da partida, que, na visão da polícia, comprovam a indignação imediata de Gerson ao ouvir a ofensa racial.

Ramírez, que é colombiano, tem alegado que não foi compreendido em sua fala por ter dificuldades com a língua portuguesa. À polícia, ele afirma que disse “joga rápido, irmão”.

Agora, o inquérito será enviado ao Ministério Público, que vai avaliar se oferece denúncia à Justiça.

STJD

O caso também está sendo apurado pelo STJD do futebol. Ramírez e Mano foram ouvidos por videoconferência. No entanto, Gérson, Bruno Henrique e Natan não compareceram ao depoimento marcado, por causa da partida desta quinta-feira (4) do Flamengo contra o Vasco. O auditor Mauricio Neves Fonseca, contudo, concluiu a fase de ouvir testemunhas mesmo sem o depoimento dos três atletas.

Se a conclusão do inquérito é que ficou provada a denúncia, Ramírez pode ser denunciado por prática de conduta discriminatória prevista no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Com informações da CNN Brasil

Notícias relacionadas