Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de maio de 2009, 11h43

Policiais norte-americanos são expulsos por espancamento

Vídeo denunciou abuso e levou cinco policiais a julgamento no Alabama

Vídeo denunciou abuso e levou cinco policiais a julgamento no Alabama

Por Redação

Cinco policiais do estado do Alabama foram expulsos da polícia por causa da divulgação de um vídeo que os mostra espancando um homem após uma perseguição. O filme foi gravado por uma câmera de dentro de um dos carros dos policiais e permaneceu por um ano sem vir a público.

No filme, as viaturas perseguem o carro de Anthony Warren, até o momento em que, em uma curva, o carro sofre capotamento e ele é arremessado para fora, caindo inconsciente. Ao invés de receber auxílio de primeiros-socorros, Warren é agredido pelos polciais.

Os policiais alegam que perseguiam o sujeito por suspeita de tráfico de drogas, embora não tenham sido encontrados entorpecentes em seu carro nem em seu corpo. Warren também não tinha passagem na polícia por envolvimento com drogas.

A demora na publicização do filme pode ser um agravante contra os policiais, configurando-se como encobrimento e obstrução à justiça, segundo o advogado de Warren. O chefe da polícia de Birmingham afirmou só ter assistido ao filme e abril deste ano. Os policiais envolvidos ainda são acusados de terem editado a fita antes de ela ser tornar pública.

O agredido hoje está preso por outro crime, confesso, e deverá cumprir uma pena de 20 anos. Warren ainda está sendo processado por um dos policiais que o perseguiu no ano passado e o acusou de agressão.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum