População denuncia corpos e ossadas amontoados em cemitério de Pernambuco; veja vídeo

A situação tem assustado moradores da região, que desconfiam de um colapso funerário em meio à disparada de mortes em decorrência da Covid-19

Um vídeo divulgado por moradores de Vitória de Santo Antão, cidade na Zona da Mata de Pernambuco, viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (17). Trata-se de uma denúncia de corpos e ossadas amontoados a céu aberto no cemitério público São Sebastião.

A situação tem assustado moradores da região, que desconfiam de um colapso funerário em meio à disparada de mortes em decorrência da Covid-19.

“Situação no cemitério municipal de Vitória de Santo Antão. Um absurdo, descaso com os corpos, falta de respeito com as pessoas que tem seus entes sepultados, sem falar no crime sanitário”, escreveu Sandra Cristina, que mora na cidade, em publicação no seu Facebook junto a fotos do amontoado de corpos.

Situação no cemitério municipal de Vitória de Santo Antão. Um absurdo, descaso com os corpos, falta de respeito com as…

Publicado por Sandra Cristina em Quarta-feira, 17 de março de 2021

“Eu não sei onde nosso povo vai para não essa situação do nosso cemitério São Sebastião onde vamos para Vitória de santo antão meu deus BORA prefeito BORA deputados BORA vereadores de Vitória de santo antão meu nome é MAYCON ÁLVARES FISCAL DO POVO VITORIENSE se vocês não querem trabalhar entrega a cadeira porquê eu to aqui para fiscalizar minha cidade!”, postou outro morador da região.

Em nota enviada ao portal UOL, a prefeitura Vitória de Santo Antão responsabilizou a gestão anterior pela situação no cemitério. “Ao assumir a gestão, em janeiro deste ano, foi identificado o problema do descarte ilegal e sem respeito que era dado aos ossos de pessoas enterradas no cemitério”, diz a administração municipal.

Segundo relatos da população local, após o caso repercutir nas redes sociais, a prefeitura mandou equipes para “limpar” o cemitério. A gestão municipal informou, ainda, que os restos mortais que estavam expostos serão sepultados em outros cemitérios de cidades da região.

Publicidade

Avatar de Ivan Longo

Ivan Longo

Jornalista, editor de Política, desde 2014 na revista Fórum. Formado pela Faculdade Cásper Líbero (SP). Twitter @ivanlongo_

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR