Por parceria com a Globo, Sport sai de grupo que apoia MP de Bolsonaro

Vasco, por outro lado, retornou ao movimento Futebol Mais Livre, que defende que o mandante tenha os direitos de transmissão dos jogos

Apoiadores do movimento no site na quarta, 16/9, sem o escudo do Sport (Foto Reproução Internet)
Escrito en NOTÍCIAS el

Após pressão da TV Globo, o Sport é a mais nova baixa do Futebol Mais Livre, que é o movimento de clubes a favor da MP do mandante. A informação é do jornalista Danilo Lavieri, do UOL. A medida foi assinada por Jair Bolsonaro (sem partido) em junho e prevê que o direito de transmissão das partidas seja do clube mandante.

Com contrato para transmissão de diversos campeonatos, a Globo foi uma das maiores prejudicadas com a medida.

Pesou na decisão do time pernambucano o fato de ele ter contrato com a emissora carioca até 2024. A diretoria considera a Globo uma parceira “leal”. O escudo do Leão do Norte já não consta entre os apoiadores do movimento no site.

Corinthians, Atlético-MG e Inter já tinham deixado o grupo, também após aproximação com a Globo.

Por outro lado, também segundo o UOL, o Vasco voltou a integrar o movimento, depois de dias afastado. A equipe carioca tinha se afastado do Futebol Mais Livre por alguns dias. Isso depois de ter recebido uma verba da Globo devido a rescisão do contrato de transmissão do estadual do Rio. Mas a equipe voltou ao grupo.

O movimento

A MP foi enviada ao Congresso em 18 de junho e dá ao mandante do jogo os direitos de transmissão esportiva, para que venda ou use como quiser. Quando foi assinada, ela foi apelidada de “MP do Flamengo”: o clube carioca a usou logo depois nas partidas do estadual, transmitindo por redes próprias.

Dos 20 clubes da série A, 16 apoiavam a medida no princípio. Foram contra desde o início São Paulo, Botafogo, Grêmio e Fluminense.

A medida precisa ser aprovada pelo Congresso, senão não fica mais em vigor. O próprio site do movimento tem um calendário com contagem de dias que faltam para ela ser votada, antes que perca a vigência. Nesta quarta-feira (16), ele contava 28 dias.

*Com informações do UOL