Por que voto em Crivella no Rio

O melhor para o projeto de crescimento econômico com inclusão social é o enfraquecimento e derrota do PMDB. Somente quando enfrenta Aécio e seus aliados, o PMDB deve ser apoiado.

Escrito en NOTÍCIAS el
[caption id="attachment_155" align="alignleft" width="300"]Marcelo Crivella em carreata com Lindberg, em Nova Iguaçu (RJ). Marcelo Crivella em carreata com Lindberg, em Nova Iguaçu (RJ).[/caption]

Ideias de Crivella

Crivella aderiu ao projeto de Lula/Dilma de redução das desigualdades e injustiças sociais. Em sua atividade no Senado Federal sempre votou com o Governo. Votou na política de valorização do salário mínimo, no Programa Mais Médicos e em todos os projetos de inciativa do Executivo. Tem sido leal ao projeto de inclusão social da esquerda brasileira. Além disso, é um nacionalista de verdade.

Com quem Crivella vai governar

Fui Diretor do Ipea (2007-2011) junto com Marcio Pochmann na Presidência. Fomos convidados para aquelas posições pelo PRB de Crivella. Lideraram o processo de convite: José Alencar (ex-vice de Lula), Marcello Crivella e Mangabeira Unger. Era o trio que comandava o núcleo político do PRB. Aceitamos o convite e fizemos uma gestão que tenho muito orgulho. Sempre digo aos amigos: “Fiz lá no Ipea o que sempre falei e escrevi”.

Nossa gestão foi bombardeada pelas organizações Globo (TV, CBN e jornal) e também pela Veja, Época, Estadão, Folha de S. Paulo e o Valor. Resistimos ... e vencemos. Mas diante daquela avalanche de notícias negativas, parlamentares aliados estavam assustados e paralisados. Então, o primeiro senador a ir para a tribuna defender a nossa gestão foi Crivella. Sofríamos ataques hoje conhecidos de “aparelhamento”, “mau uso dos recursos públicos” e “favorecimentos aos amigos”.

E agora algo que nunca tive a oportunidade de dizer. O Ipea tem dezenas, talvez centenas, de cargos de comissão que a Diretoria e a Presidência da Instituição nomeiam. Crivella, José Alencar e Mangabeira Unger, nunca sugeriram nenhum nome para ocupá-los, nunca indicaram nomes, nunca insinuaram nenhum pedido. E ainda dizem que Crivella quer governar o Rio de Janeiro com a Igreja Universal. Isso não é verdade. No Ipea, nunca me pediu nada. E nem ao Marcio Pochmann. Crivella tem sensibilidade e habilidade para formar equipes. Tivemos autonomia, solidariedade e apoio para fazer o que penso que quem é de esquerda tem que fazer quando está no Governo.

Derrotar o PMDB do Rio

Jamais votaria em Pezão que é do PMDB de Cabral, Jorge Picciani e Eduardo Cunha. Pezão é desse mesmo grupo político. É homem de confiança do grupo. Se não fosse, não seria o candidato ao cargo político mais importante que o grupo tem no Estado do Rio. Isso que chamo de grupo são cinco ou seis profissionais da política com P minúsculo. E Pezão é um deles. Transformaram o Governo do Rio em uma geleia que mistura interesses privados, econômicos, patrimonialistas com campanhas eleitorais milionárias. O resultado é que o Governo do Rio presta serviços de péssima qualidade em todas as áreas. O PMDB faz no Rio o que Aécio quer fazer no Brasil. No Rio, privatizaram a Saúde e a Cultura e entregaram aos empresários o controle dos transportes públicos.

Crivella é membro da Universal

Crivella é membro de uma igreja evangélica e isso não pode ser considerado uma restrição. Aceitemos a diversidade. E se sua igreja tem práticas que podem ser consideradas inaceitáveis, isto não é um privilégio de sua religião. As maiores e mais conhecidas religiões, todas, sem exceção, têm práticas que podem ser consideradas também inaceitáveis. Prefiro não dar exemplos para não desviar do assunto central que são as eleições ao Governo do Rio de Janeiro.

Crivella tem o apoio de Garotinho

Alianças eleitorais são necessárias. E Garotinho teve quase 20% dos votos, isso não é pouco e é necessário. Mais: infelizmente, temos até que fazer alianças que não desejamos para criar uma maioria no parlamento. Até a Dilma recebe apoios de Collor, Renan e Sarney. Alianças eleitorais são necessárias. E quem são os apoios de Pezão? Bolsonaro apoia Pezão. Malafaia apoia Pezão. Cabral apoia Pezão. A Globo apoia Pezão. Toda a base de Aécio no Rio apoia Pezão.

A aliança nacional PT-PMDB deve ser privilegiada?

O melhor para o projeto de crescimento econômico com inclusão social é o enfraquecimento e derrota do PMDB. Somente quando enfrenta Aécio e seus aliados, o PMDB deve ser apoiado. Imaginem uma vitória de Pezão no Rio. Quem será candidato à presidência da câmara dos deputados em Brasília? Imaginem quantos e quais ministérios o PMDB vai exigir após vitória no Rio de Janeiro? Flavio Dino deu lição de visão política no Maranhão. Ingressou no PCdoB e se afastou do PMDB de Sarney. Depois de anos de oposição venceu no primeiro turno o candidato das famílias Sarney e Lobão. Sua vitória vai ajudar Dilma a governar.

Por isso, voto Crivella. Sua vitória vai oxigenar a política no Rio de Janeiro e abrir espaços para vitórias da esquerda e dos setores progressistas em 2016 e 2018. Voto Crivella com a mesma convicção que voto Dilma.