Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
20 de abril de 2011, 18h09

Porto Alegre: uma cidade compartilhada

Rede social já tem mais de 2 mil seguidores

Imagine um site onde é possível discutir os problemas da sua cidade, de forma colaborativa e com uma interface atraente. Assim acontece no www.portoalegre.cc. O projeto adota o conceito de Wikicidade e foi criado dentro do curso de comunicação digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.  “Toda a ação terá como pilares conceituais a geração de conhecimento de forma aberta, colaborativa e emergente, abrindo a edição do site aos usuários – da mesma forma que ocorre hoje com o Wikipedia, uma das maiores referências em termos de conhecimento aberto e colaborativo no mundo e que não possui um dono”, explica Hélio Paz, professor da Unisinos, que apresentou o projeto no I Encontro de Blogueiros Progressistas de SP.

Hélio concedeu uma entrevista para a Fórum, que será publicada na edição de maio, onde ele explica como essa rede pode mapear informações e sentimentos acerca da cidade para reforçar consensos e auxiliar que governos, iniciativa privada, terceiro setor e universidades contribuam de melhor forma na solução de problemas. Segundo ele, “o projeto está relacionado com a capacidade de cada cidadão alimentar um banco de dados com informações que serão discutidas, divulgadas em outros fóruns para públicos que fazem parte de diversas outras redes sociais e espalhar a ideia”.

Em 12 semanas, o site já possui mais de 2 mil seguidores, que criaram um perfil na rede social.  “O tempo médio de navegação nas páginas da plataforma digital foi de 13 minutos – enquanto essa média, em sites de notícias, não ultrapassa os 45 segundos”, compara.

Na entrevista, Hélio ainda explica a relação do projeto com o Ubuntu e como o espaço virtual pode contribuir com o engajamento dos moradores da cidade off-line. É uma ideia que pode ser usada em outros municípios.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum