Porto Alegre receberá Fórum Social da Juventude

Escrito en NOTÍCIAS el

O Fórum Social da Juventude (FSJ), que nasceu em 2001 junto ao Fórum Social Mundial (FSM), será sediada neste ano em Porto Alegre, entre os dias 12 (domingo) e 16 (quinta-feira) de julho. As atividades do fórum ocorrerão no campus da PUC/RS, que já abrigou debates e outras atividades dos primeiros Fóruns Sociais Mundiais no Brasil.

Os debates deste ano se guiarão pelos mesmos eixos temáticos que guiaram o FSM em Belém, e serão: educação e cidadania, integração cultural planetária e diversidades, meio ambiente e mobilidade social.

Já está garantida a participação de alguns parlamentares do Parlamento do Mercosul, que pretendem sair do fórum com uma "Carta do Rio Grande do Sul" com sugestões de políticas públicas contra a violência na juventude e pela inclusão social de jovens e estudantes.

A idéia do FSJ nasceu já no primeiro FSM, com a experiência do Acampamento da Juventude, que tem como objetivo não apenas abrigar os jovens de todos os cantos do mundo, mas promover trocas culturais e políticas entre os acampados, explorando a participação deles em movimentos estudantis, culturais, populares e acadêmicos.

Para mais informações, acesse o site.