PP empurrou Bolsonaro para o PL para evitar confusão com clã presidencial

Exigências do presidente e de seus apoiadores - incluindo seus filhos - e a bagunça que estão criando no PL fizeram as lideranças repensarem

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), e Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Líderes do PP ficaram aliviados com a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) deve realmente se filiar ao PL. Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, da "Folha de S. Paulo", eles estariam com receio de perder o poder, que precisaria ser dividido com a família Bolsonaro.

Entre os quadros da legenda estão o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI).

Num primeiro momento, o PP queria ter Bolsonaro na legenda, pelo potencial de votos e consequente aumento da bancada de deputados na Câmara - o que turbinaria os recursos dos fundos partidário e eleitoral.

No entanto, as exigências do presidente e de seus apoiadores - incluindo seus filhos - e a confusão que estão criando no PL fizeram as lideranças repensarem.

Filiação suspensa

Bolsonaro se filiaria ao PL no dia 22 de novembro e nos seus planos estava uma composição com o PP na vice-presidência. Após uma troca de xingamentos com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, a filiação de Bolsonaro ao PL foi suspensa.

No entanto, ao que tudo indica, a possibilidade deve voltar a tornar-se real. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, articulou nesta quarta-feira (17) uma carta branca do partido para poder negociar a filiação de Bolsonaro.

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) confirmou que foi convidado a se filiar no PP, mas disse que só tomará a decisão após Bolsonaro se resolver.

“Eu não tomei essa decisão ainda porque é uma decisão complicada. Ela está muito ligada a qual será efetivamente a decisão do presidente Bolsonaro em relação à chapa da reeleição dele”, disse Mourão às jornalistas Carla Araújo e Fabíola Cidral, do Uol.