Prefeito de Varginha, em MG, renuncia após tentar reabrir comércio em meio à pandemia do coronavírus

Pressionado por empresários, Antônio Silva (PTB), emitiu decreto reabrindo parte do comércio na sexta-feira (3), mas voltou atrás neste domingo, antes de renunciar ao cargo

O prefeito de Varginha, Antônio Silva, e o vice, Vérdi Melo, com Jair Bolsonaro (Ascom/Prefeitura de Varginha)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O prefeito de Varginha, Antônio Silva (PTB), entregou uma carta de renúncia na manhã desta segunda-feira (6) à Câmara Municipal após ser pressionado a revogar o decreto que permitiu a reabertura do comércio na cidade do sul de Minas Gerais.

"Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto. Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura", diz Antônio Silva na carta.

O prefeito voltou de férias na semana passada e, em meio à pandemia do Coronavírus, se rendeu à pressão de empresários, emitindo um decreto na última sexta-feira (3) que permitiu a reabertura de parte do comércio da cidade.

Questionado por diversos órgãos como o Ministério Público, a Associação Médica, a comissão de enfrentamento ao Covid-19, o Conselho Municipal de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde, o prefeito voltou atrás e revogou o decreto neste domingo (5), um dia antes de entregar a carta de renúncia ao cargo.

"Relembrando as palavras do Apóstolo Paulo, posso afirmar que “combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”, e encerro a minha missão com a consciência do dever cumprido", diz Antônio Silva no documento recebido pela Câmara Municipal, que marcou reunião extraordinária para oficializar a renúncia e dar posse ao vice-prefeito, Verdi Lúcio Melo.

Na última sexta-feira, o município confirmou três casos de Covid-19 na cidade. Além disso, conforme a Secretaria Estadual de Saúde, Varginha é agora a cidade com o maior número de suspeitas da doença no Sul de Minas. Ao todo, conforme boletim da SES-MG, a cidade tem 283 casos em investigação.

Temas