Fórumcast, o podcast da Fórum
24 de setembro de 2019, 09h13

Prêmio Camões de Chico Buarque pode não ser assinado por Bolsonaro

Provavelmente Chico também não gostaria de receber um prêmio assinado por ele

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) tem sido pressionado pela ala ideológica do seu governo a não assinar para Chico Buarque o Prêmio Camões, principal troféu literário da língua portuguesa. O total concedido ao brasileiro é de € 100 mil, valor pago, em parcelas iguais, por Brasil e Portugal, que criaram o prêmio.

A parcela da condecoração que cabia ao governo brasileiro já foi depositada em junho, segundo informou à Folha a assessoria de imprensa da Biblioteca Nacional. O diploma do prêmio, no entanto, ainda não foi assinado por Bolsonaro.

O documento, que já foi assinado pelo governo português, está nas mãos do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que, segundo assessores palacianos, deve tratar a questão com o presidente até o final desta semana. A cerimônia de entrega será promovida em Lisboa.

Integrantes do setor moderado do governo consideram que Bolsonaro deveria assinar o diploma, pois o valor já foi liberado e o ato seria apenas uma iniciativa protocolar, evitando criar um constrangimento com o governo português.

No mês passado, o ex-secretário especial de Cultura Henrique Pires disse à Folha que correu o risco de ser demitido em maio quando Chico foi anunciado como vencedor, já que ele havia escolhido os dois representantes brasileiros do júri da premiação.

Chico é crítico de Bolsonaro e apoiou a campanha do petista Fernando Haddad na eleição presidencial do ano passado. Na semana passada, o musico visitou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba e defendeu a sua liberdade.

Não há obrigatoriedade para que Bolsonaro assine o documento. Em 30 anos, no entanto, nenhum presidente brasileiro deixou de firmá-lo. Resta saber se Chico Buarque gostaria de receber um prêmio assinado por Bolsonaro.

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum