Presa, Cristiane Brasil é registrada como candidata à Prefeitura do Rio

PTB ensaiou ingressar na chapa do atual prefeito, Marcelo Crivella, dos Republicanos; legenda vai usar horário eleitoral para defender ex-deputada

Roberto Jefferson e Cristiane Brasil (Foto: PTB)
Escrito en NOTÍCIAS el

Presa desde a semana passada, a ex-deputada federal Cristiane Brasil foi registrada como candidata à Prefeitura do Rio pelo PTB. Filha do presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, Brasil está presa preventivamente (sem prazo para sair).  

Ela é investigada por suposta participação em um esquema de corrupção que foi alvo da segunda etapa da Operação Catarata. A ação investiga desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na Prefeitura do Rio. Cristiane atuou como secretária de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida na Prefeitura do Rio e já foi cotada para o Ministério do Trabalho no governo Temer. 

A sigla ensaiou formar coligação com o atual prefeito, Marcelo Crivella, dos Republicanos. Ele será candidato à reeleição. As duas legendas apoiam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mas decidiu levar adiante a candidatura própria, mesmo com a postulante presa. 

A ideia, segundo Jefferson, é usar o horário eleitoral para defender a candidata. Para vice, foi inscrito Fernando Bicudo, também filiado ao partido. A chapa foi protocolada no TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) no final da tarde desta quarta-feira (16). Era o último dia para inscrição de candidaturas para o próximo pleito. 

Apesar de detida, Cristiane pode concorrer nas eleições. Isso porque, por não ter condenação por órgão colegiado, ela não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. 

*Com informações de O Globo