Presidente de Portugal dá vídeo-aula para estudantes na pandemia e bomba nas redes

Professor de formação, Marcelo Rebelo de Sousa foi elogiado por brasileiros, que aproveitaram para criticar Jair Bolsonaro

Foto: Reprodução/RTP
Escrito en GLOBAL el

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (PSD), que professor de formação, parou suas atividades de Estado para ministrar uma vídeo-aula para os estudantes do ensino fundamental do país.

O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria entre o Ministério da Educação e a televisão pública RTP para a produção de aulas transmitidas pela TV para os alunos do 1º ao 9º ano, longe das escolas durante a pandemia de coronavírus

A aula foi ao ar em 15 de junho, mas viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (24), especialmente no Brasil, com elogios ao presidente. "As vezes eu fico sonhando em como seria ter um professor como presidente", escreveu um usuário no Twitter. "O presidente de Portugal dá aula de cidadania para as crianças, aqui o Bolsonaro dá aula de descaso todo dia", disparou outro.

Em 28 minutos de aula, Rebelo tratou de temas como cidadania e sobre as dificuldades enfrentadas durante a crise do coronavírus. Segundo o presidente e professor, "essa experiência mudou o mundo para sempre em nossas vidas".

Marcelo Rebelo de Sousa proferiu no dia 20 de Setembro de 2018 a sua “última lição formal” como professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi aluno e depois docente, durante mais de 40 anos, desde 1972.

https://youtu.be/BptdR-W893o

Marcelo, que também já trabalhou como jornalista, é uma figura midiática em Portugal. Acostumado a fazer mais atividades públicas do que seus sucessores, é considerado carismático, busca contato constante coma população e tem acumulado recordes de popularidade.

Durante a pandemia, o país tem sido elogiado por ter controlado a pandemia de forma rápida. As medidas de isolamento foram tomadas sem demora e tiveram grande adesão da população, com coordenação do presidente e do governo do primeiro-ministros, António Costa (PS).

Em 20 de maio, uma foto de Marcelo também viralizou nas redes. Ele estava de máscara, sozinho e cumprindo, sem tumulto, o distanciamento na fila do supermercado do bairro onde mora. Novamente, brasileiros fizeram comparações com críticas a Jair Bolsonaro.