Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
24 de janeiro de 2020, 17h04

Primeiro-ministro britânico assina decreto que oficializa saída do Reino Unido da União Europeia

Ainda falta uma aprovação na Câmara dos Lordes, mas que a imprensa local assegura que é quase certa. Pelo projeto, o país deixará de fazer parte do bloco econômico no dia 31 de janeiro

Boris Johnson - Foto: Reprodução/YouTube

O mundo já está em contagem regressiva para o Brexit. Nesta sexta-feira (24), o primeiro-ministro britânico Boris Johnson assinou o documento que sela o acordo definitivo para a saída do Reino Unido da União Europeia, tornando-o praticamente oficial.

O acordo já havia sido aprovado pela Câmara dos Comuns, no começo deste mês, e a imprensa local assegura que existe ampla maioria para sua confirmação na Câmara dos Lordes, em sessão marcada para o dia 29.

O acordo assinado por Johnson já estabelece até mesmo a data definitiva da saída: 31 de janeiro, que é o dia em que, uma vez aprovado na segunda instância, a seja colocada em prática, a partir da assinatura da rainha Elizabeth II.

“Hoje, eu assinei a saída do Reino Unido da União Europeia, honrando o mandato democrático do povo britânico”, escreveu Boris Johnson em seu Twitter. O mandatário também disse que “esta assinatura, anuncia um novo capítulo na história da nossa nação”.

A saída do Reino Unidos do bloco europeu encerra um processo que se iniciou em 2016, com o plebiscito específico sobre o tema, que terminou com o sim à saída, e que custou o cargo dois outros ministros conservadores britânicos (David Cameron e Theresa May), que não foram capazes de finalizar o acordo de retirada.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum