Procurador sobre assédio a Isa Penna: Fernando Cury "agiu para satisfazer sua lascívia"

O Tribunal de Justiça ainda não analisou o caso. No dia 22 de novembro, o Cidadania deve se reunir para decidir se expulsa ou não o parlamentar do partido

Foto: Reprodução
Escrito en NOTÍCIAS el

O procurador Geral de Justiça de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, afirmou em sua denúncia que o deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), acusado de ter importunado sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL) no plenário da Assembleia Legislativa em dezembro de 2020, "agiu com clara intenção de satisfazer sua lascívia".

Para ele, o parlamentar praticou atos que "transcenderam o mero carinho ou gentileza, até porque não tinha nenhuma amizade, proximidade ou intimidade com a vítima". De acordo com o procurador, "ele violou o seu dever funcional de exercer o mandato com dignidade".

"Abraço fugaz"

O deputado, por sua vez, afirmou à Justiça que deu um abraço "superficial" e "fugaz" na parlamentar. Ele disse ainda que não teve a intenção de prejudicar ou constranger Isa Penna e que não cometeu assédio sexual. "Nunca houve apalpação de partes íntimas, nunca houve apalpação dos seios, nunca houve encoxada."

Notícias relacionadas:

Por unanimidade, Alesp suspende Fernando Cury após assédio sexual contra Isa Penna

Isa e Emidio protocolam Mandado de Segurança para garantir punição maior a Fernando Cury na Alesp

Campanha pede cassação de Fernando Cury após Alesp decidir por pena branda

“Não acabou a luta pela cassação”, diz Isa Penna após relator indicar suspensão de seis meses para Fernando Cury

Advogado de Fernando Cury admite que deputado pode ter tocado na “base do seio” de Isa Penna: “Muito de leve”

Isa Penna disse que tudo foi muito rápido, pois logo reagiu. "Assim que vi o vídeo, entendi o que tinha acontecido. Não é a intensidade do toque que determina se uma mulher foi assediada ou não", afirmou. "A palavra certa é assediada. Não existe categoria no assédio que nos diga qual é a intensidade necessária para se chamar um assédio de apalpo ou toque. Isso tudo é lamentável."

O Tribunal de Justiça ainda não analisou o caso. No dia 22 de novembro, o Cidadania deve se reunir para decidir se expulsa ou não o parlamentar do partido.

Com informações da coluna de Rogério Gentile, na Folha