Professor de teatro é preso Carnaval do Rio por questionar violência da Polícia Militar

O fato ocorreu na Lapa, onde Lucas Inácio Nascimento filmava uma ação policial violenta contra dois homens, e acabou sendo ele mesmo detido

Abordagem violenta da PM no Rio de Janeiro (foto: reprodução vídeo)
Escrito en BRASIL el

A PM-RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) mostrou neste domingo (23), mais uma vez, o seu apego à democracia e ao respeito aos direitos humanos, ao prender o professor de teatro Lucas Nascimento, pelo “crime” de questionar a violência utilizada pelos policiais na abordagem contra outros dois homens suspeitos de traficar drogas, no Centro do Rio.

O episódio ocorreu na Lapa, durante uma ação em meio a um bloco de carnaval. Lucas considerou que os policiais estavam usando violência excessiva contra duas pessoas ameaçadas de prisão, e resolveu filmar a cena, e também questionar a tentativa de prisão que, ao parecer, acabou sendo frustrada.

Irritados, os policiais resolveram descontar na reação do professor, e o prenderam, acusando-o de “facilitar a fuga dos suspeitos”.

A prisão de Nascimento também foi registrada em vídeo, e também mostrou claro abuso da força bruta por parte de um grupo de quatro policiais, que agrediram o professor apesar de ele não oferecer resistência.

A reação de Nascimento, ao perceber que seria preso, foi pedir às testemunhas ao redor se alguém poderia acompanhá-lo, já que ele não queria ir sozinho à delegacia, provavelmente temendo que os abusos pudessem ser ainda maiores depois. O vídeo não mostra se ele conseguiu essa ajuda ou não.

Segundo o site Ponte Jornalismo, Nascimento foi levado ao 5º DP (Mem de Sá), no Centro do Rio de Janeiro.