Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de fevereiro de 2012, 09h48

Projeto no Peru quer anistiar militares

O presidente da Comissão de Defesa do Congresso peruano, Edgar Núñez, informou que o organismo vai apresentar um projeto de lei multipartidário para anistiar militares processados, o que beneficiaria cerca de 600 membros das Forças Armadas e da Polícia. 

O objetivo da lei é perdoar militares e policiais que acumularam processos por violações dos direitos humanos no decorrer da luta contra o terrorismo.
Núñez, membro do partido Apra (governista), explicou em entrevista ao jornal Perú 21 que a iniciativa pretende ajudar as patentes subalternas tanto das Forças Armadas como da Polícia, que foram processados por terem obedecido a ordens de superiores.
"Estamos trabalhando nessa iniciativa com muito cuidado, porque não queremos que isso sirva de argumento para que setores de esquerda digam que nós buscamos o esquecimento e a impunidade", enfatizou.

Segundo Núñez, o projeto de lei poderia beneficiar 600 policiais e militares dos mais de três mil que atualmente têm processos em diferentes instâncias do Poder Judiciário.
Se o projeto for aprovado, Núñez disse que tomará cuidado para que aqueles que cometeram excessos contra a democracia não sejam anistiados.

O presidente García pediu no último dia 8, durante seu discurso em ocasião do 129º aniversário da Marinha, que fossem concluídos os processos dos militares que combateram grupos terroristas no país.

O ministro da Defesa, Antero Flores-Aráoz, disse que "acusam injustamente aqueles que venceram o terrorismo e estão confundindo eles com os violadores dos direitos humanos".


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags