Genocídio: ativistas protestam em Berlim contra política indígena do governo Bolsonaro

O ato aconteceu na tarde deste domingo e teve por objetivo denunciar aos órgãos internacionais o massacre em curso dos povos originários no Brasil

Foto: Mídia Ninja/
Escrito en POLÍTICA el

O ato aconteceu na tarde deste domingo (22) e teve por objetivo denunciar aos órgãos internacionais o massacre em curso dos povos originários no Brasil

Ativistas protestaram na tarde deste domingo em Berlim, capital da Alemanha, contra a política genocida do governo Bolsonaro em relação aos indígenas.

Os manifestantes carregavam bandeiras com os dizeres "Bolsonaro Genocida", 'Sangue Indígena, Nenhuma gota a mais" e "Stop Ecocide".

A manifestação, além de denunciar aos órgãos internacionais o que se passa no Brasil em termos de políticas indígenas, também foi realizado em apoio ao Acampamento Luta Pela Vida, que na semana que vem vai reunir líderes indígenas de todo o Brasil em Brasília.

“Fui otária. Esse governo não faz porra nenhuma”, diz youtuber indígena

A youtuber indígena Ysani Kalapalo, que se tornou conhecida por apoiar o presidente, publicou, nesta quinta-feira (19), um vídeo onde relata estar arrependida de ter votado em Bolsonaro.

“Meu desabafo é: como eu fui otária! Eu não tenho vergonha de dizer isso, eu sou humana, eu erro”, declarar Kalapalo na abertura do vídeo.

“O último político que eu apoiei foi o Bolsonaro, que dizia que ia realmente fazer as coisas diferente. Durante as eleições Bolsonaro me deu esperança com a fala dele. Dei um voto de confiança nele”, explica a youtuber.

A influenciadora revela que chegou a apresentar alguns projetos para o presidente, mas que, de acordo com ela, “não andaram”. No vídeo, ela também afirma que a sua comunidade, a Aldeia Tehuhungu – Parque Indígena do Xingu tem tentado o diálogo com governos, porque “querem expandir”, mas sem sucesso.

“Eu comecei a fazer críticas construtivas ao atual presidente da Funai, e ele não gostou dessas críticas e me ameaçou processar. Eu estava exercendo o meu papel de cidadã”, critica.

Temas