Protesto contra morte de criança acaba em repressão policial no Complexo do Alemão

Eduardo de Jesus Ferreira, de dez anos, foi baleado na cabeça durante operação do Batalhão de Choque na comunidade

Policiais atacaram moradores com spray de gás de pimenta (Reprodução/TV Globo)
Escrito en BRASIL el

Eduardo de Jesus Ferreira, de dez anos, foi baleado na cabeça durante operação do Batalhão de Choque na comunidade 

Por Flávia Villela, da Agência Brasil

[caption id="attachment_62544" align="alignleft" width="300"]Policiais atacaram moradores com spray de gás de pimenta (Reprodução/TV Globo) Policiais atacaram moradores com spray de gás de pimenta (Reprodução/TV Globo)[/caption]

Moradores do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, voltaram a protestar na tarde da última sexta-feira (3) pela morte de Eduardo de Jesus Ferreira, de dez anos, baleado na quinta (2) durante operação do Batalhão de Choque na localidade do Areal. Eduardo foi atingido por um tiro de fuzil na porta de casa. Eles chegaram a interditar a estrada do Tararé, mas foram impedidos por policiais militares que utilizaram bombas de efeito moral para liberar a pista.

De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, uma equipe do Batalhão de Choque patrulhava o local quando entrou em confronto com bandidos. Os moradores da comunidade acusam os policiais militares pelo crime. Eduardo foi a quarta vítima morta por bala perdida na comunidade em dois dias.

O governo do Rio informou, em nota, que os policiais que estavam na operação quando Eduardo foi morto foram afastados do policiamento nas ruas. Eles respondem a um inquérito policial militar e tiveram suas armas recolhidas para a realização de exame balístico.

A assessoria da Coordenadoria da Polícia Pacificadora informou que o patrulhamento segue reforçado com apoio do Comando de Operações Especiais (COE).

Presidenta Dilma se solidariza com mãe de menino morto no Complexo do Alemão

Por Mariana Jungmann, da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota ontem (3) na qual se solidariza com Terezinha Maria de Jesus, mãe de Eduardo Jesus Ferreira, de 10 anos, que morreu em tiroteio no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Eduardo é uma das quatro pessoas baleadas nos últimos dois dias no complexo de favelas.

A Polícia Civil está investigando as circunstãncias da morte, Na nota, a presidenta diz ainda que espera que “as circunstâncias dessa morte sejam esclarecidas e os responsáveis [sejam] julgados e punidos”.

Os agentes também investigam a morte de Elisabete Alves de Moura Francisco, baleada dentro de casa na tarde de quarta-feira (1º), assim como a filha, levemente ferida. Os policiais estão ouvindo parentes e testemunhas. Policiais militares foram chamados para prestar depoimento e tiveram as armas apreendidas para exame balístico.

Na quinta-feira (2) à noite, moradores foram às ruas protestar contra a violência e os abusos cometidos por policias militares nas comunidades.

De acordo com a Unidade de Polícia Pacificadora de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, as mortes ocorreram devido a confrontos com bandidos armados. Um policial atingido por estilhaços ficou ferido e foi medicado.