Protesto em Portugal pede legalização dos imigrantes

Escrito en NOTÍCIAS el

Fotos de Paulete Matos

Cerca de duas mil pessoas participaram neste domingo, 12, de uma passeata no centro de Lisboa contra a política européia para a imigração, exigindo a legalização imediata de todos os imigrantes.

No protesto, organizado por mais de 30 organizações de defesa dos imigrantes, os manifestantes também pediram a não aprovação do chamado "pacto Sarkozy" - uma proposta da União Européia que prevê a expulsão imediata de todos os imigrantes ilegais do bloco.

Os participantes da passeata percorreram um percurso de cerca de um quilômetro com faixas com palavras de ordem como "ninguém é ilegal", "legalização para todos" e "não à Europa fortaleza".

"Os imigrantes são fundamentais para a sustentação econômica da Europa", disse à BBC Brasil Gustavo Behr, presidente da associação de imigrantes Casa do Brasil.

Para Timóteo Macedo, da associação Solidariedade Imigrante, a legalização dos imigrantes é uma questão de direitos fundamentais. "Um trabalhador sem legalização não tem direitos humanos", disse.

Macedo estima que 150 mil imigrantes ilegais vivam no país.

Apesar de os brasileiros serem a maior comunidade estrangeira em Portugal - estima-se que vivam no país 130 mil, num total que pode chegar a 500 mil imigrantes -, o número de brasileiros presentes da manifestação não refletia isso.

"Faz falta que os brasileiros participem mais. Nós, como associação, temos mais brasileiros do que qualquer outra organização em Portugal. Mesmo assim, são muito poucos", afirmou Macedo.

O vice-presidente da Associação Solidariedade Imigrante, Juca Silva, esclareceu que a "jornada de ação, integrada numa iniciativa a nível mundial", decorre antes do Conselho Europeu de próxima quarta e quinta-feira, onde os líderes europeus dos 27 vão ratificar o Pacto Europeu sobre Imigração e Asilo, impulsionado pelo presidente francês e da União Europeia (UE), Nicolas Sarkozy, e aprovado pelos ministros europeus em Setembro. 

"Foi uma grande mobilização contra o Pacto-Sarkozy, que quer a  Europa como fortaleza e na criminaliza a imigração", afirmou Mamadou Ba, do SOS Racismo

Confira mais fotos aqui