PSOL quer saber se Weintraub usou avião da FAB em fuga para os EUA

Partido também pergunta via Lei de Acesso à Informação se ex-ministro usou passaporte diplomático e foi recebido por embaixador como visita oficial

Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O PSOL que esclarecer os detalhes da fuga do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub para os Estados Unidos e a participação do governo Jair Bolsonaro no processo com o objetivo de identificar eventuais ilegalidades e condutas criminosas.

O partido pergunta ao governo, via Lei de Acesso à Informação: Weintraub utilizou avião da FAB na rota para deixar o Brasil? Usou passaporte diplomático? Foi recebido nos EUA por Nestor Forster, indicado a embaixador do Brasil em Washington?. O pedido de esclarecimento foi realizado pelo gabinete do deputado federal Ivan Valente (SP).

Segundo especialistas, a ida de Weintraub para os EUA pode configurar improbidade administrativa por dificultar as investigações das quais é alvo no Supremo Tribunal Federal. E, se confirmado, o atraso na exoneração e a utilização do passaporte diplomático para fins pessoais (e não para missão oficial de Estado) também configura ilegalidade.

O PSOL acionou ainda a Procuradoria do Distrito Federal para que instaure procedimento sobre o ministro Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência. O partido afirma que teve 19 pedidos de informação via Lei de Acesso ignorados ou respondidos evasivamente pela pasta.