PSOL: oito teses disputam direção do partido

Escrito en NOTÍCIAS el

Vai ter um certo ar de déjà vu o 2º Congresso Nacional do PSOL, que acontece esse fim de semana, no Sindicato dos Bancários, em São Paulo. Como nos velhos tempos do PT, de onde saiu a maioria dos psolistas, oito teses vão se digladiar para definir a nova diretoria e os rumos do partido. Destas, duas devem polarizar e esquentar o debate.

A Ação Popular Socialista, liderada por Ivan Valente, anda se estranhando com o Movimento de Esquerda Socialista, de Luciana Genro. O ápice da rusga aconteceu em julho, na Câmara. A gaúcha Luciana acusou o paulista Ivan, líder da bancada, de “machismo’ e “desequílibrio”. Ele respondeu dizendo que ela está isolada. O motivo foi uma divergência na Lei Eleitoral. Coincidência ou não, Luciana tirou licença da casa depois disso, e foi para o sul cuidar de seu futuro político.

A briga na bancada é típica de partido grande, mas o PSOL, que tem cinco anos de vida, conta com apenas três deputados federais. Embora se diga independente de correntes internas, Heloísa Helena é identificada com o grupo de Luciana Genro. Sua reeleição para a presidência do partido não será, portanto, tranquila. O fiel da balança promete ser o Movimento Terra e Liberdade, liderado pelos psolistas do Rio, que conta com cerca de 10% dos delegados do Congresso.

Do ponto de vista político e programático, o grande debate será em torno das eleições de 2010. Há quem defenda na legenda que o partido apoie a candidatura de Marina Silva pelo PV. Heloísa e Marina, que são amigas de velha data e eram aliadas no Senado, chegaram a se reunir em Brasília para conversar sobre o assunto. E lideranças verdes passaram a semana ventilando que estavam ocorrendo “conversas” entre os dois partidos.

“Achamos positiva a candidatura da Marina. Ela vai pulverizar o debate. Mas a maioria das correntes quer lançar Heloísa Helena para presidente (da república). As pesquisas mostram que ela é altamente competitiva. O atual cenário exige uma tomada rápida de posição nesse sentido”, diz Ivan Valente. O deputado afirma que a briga com Luciana Genro é coisa do passado. “Aquilo foi uma rusga de plenário e não vai interferir no debate”, promete.

Do ponto de vista teórico, o tema central do debate será o processo eleitoral de 2010 e o enfrentamento da crise econômica mundial junto à classe trabalhadora. O PSOL espera, ainda, unificar um posicionamento sobre a reorganização do movimento sindical. Hoje, militantes do partido atuam em organizações sindicais distintas. O debate será como unificar esses instrumentos para criar uma nova central.

Serviço:

Quando: O 2° Congresso Nacional do PSOL acontece de 21 a 23 de agosto, na quadra do Sindicato dos Bancários, em São Paulo. Mais de 500 pessoas são esperadas, entre delegados, convidados e observadores.

Quem vai: A mobilização começou em junho com 506 plenárias municipais que reuniram 11.600 filiados. Durante cada uma das plenárias, foram eleitos delegados para os congressos estaduais que renovaram as direções do PSOL nos estados. De todo o Brasil, 381 delegados vão participar do Congresso Nacional. As maiores delegações são: São Paulo com 79 delegados; Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com 49 cada.

Convidados: Representantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Foram convidadas entidades combativas dos movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Terra e Liberdade (MTL), além de Conlutas e Intersindical. Além de participantes do Seminário Internacional que devem ficar para o Congresso.

Confira a programação completa:

Dia 21 de agosto

09h00 – Abertura solene do 2º Congresso Nacional do PSOL

11h00 – Aprovação do Regimento Interno, recursos e eleição da Comissão Eleitoral

12h30 – Almoço

13h30 – Exposição das teses e contribuições, sendo que os oradores de teses terão 15 minutos e das contribuições 5 minutos.

17h30 – trabalho em grupo sobre: 1. Conjuntura nacional, internacional e as tarefas partidárias e do movimento social; 2. Bases para um programa para o Brasil; e 3. Estratégia para as eleições 2010.

21h00 – Atividade Cultural

Dia 22 de agosto

08h30 – Trabalho em grupo sobre: 4. Desafios da reorganização sindical; e 5. Concepção de Partido e modificações estatutárias.

12h30 – Almoço

14h30 – Primeira plenária deliberativa sobre: 1. Conjuntura nacional, internacional e as tarefas partidárias e do movimento social; 2. Bases para um programa para o Brasil; e 3. Estratégia para as eleições 2010.

20h00 – Reunião das Setoriais

Dia 23 de agosto 

08h30 – Segunda plenária deliberativa sobre: 4. Desafios da reorganização sindical; e 5. Concepção de Partido e modificações estatutárias.

12h00 – Comunicação ao plenário das chapas inscritas para Eleição da Direção Nacional, do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética.

12h30 – Almoço

14h00 – Terceira plenária deliberativa sobre: Eleição da Direção Nacional, do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética, obedecendo a seguinte dinâmica:

1.Defesa das chapas inscritas por 15 minutos.

2.Votação em urna.

3.Apuração e declaração dos resultados.

17h00 – Encerramento solene do 2º Congresso.

Comitê de Imprensa do 2o Congresso Nacional do PSOL