Fórum Educação
15 de Maio de 2020, 17h09

PT decide entrar com pedido de impeachment de Bolsonaro e pleiteará novas eleições

Partido, depois de semanas de discussão sobre o "Fora, Bolsonaro", decidiu elaborar um pedido de impeachment em conjunto com diversos segmentos sociais, e anunciou que lutará pela aprovação de uma PEC que garanta novas eleições em caso de afastamento do presidente, impedindo, assim, que Mourão assuma o cargo

Foto: Ricardo Stuckert

Em meio a mais de 30 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro que já foram protocolados na Câmara dos Deputados, o PT anunciou nesta sexta-feira (15) que se somará à luta pela retirada do capitão da reserva do poder e apresentará, até semana que vem, sua própria peça de impeachment.

De acordo com a Executiva Nacional da sigla, o pedido de impeachmet será feito em conjunto com juristas, movimentos sociais e diversos outros setores da sociedade civil.

“Não dá mais com este governo. Bolsonaro é incapaz de dar resposta à crise que estamos vivendo e não tem condições, nem capacidade administrativa e humana de conduzir o país. Briga com todo o mundo, e não protege o povo brasileiro”, disse a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Nem Bolsonaro, nem Mourão

Paralelamente ao pedido de impeachment, o PT anunciou ainda que trabalhará para aprovar, no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional 37/2019, que prevê a realização de eleições presidenciais em caso de vacância do cargo, por qualquer motivo, até seis meses antes do fim do mandato.

Desta maneira, caso Bolsoanaro fosse afastado do cargo, o vice, general Hamilton Mourão, não assumiria.

“Ao lado disso, o PT manterá a luta pelo fim do governo Bolsonaro pelos dois outros caminhos previstos na Constituição: o julgamento pelo TSE das quatro ações que pleiteiam a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão, pelos crimes cometidos na eleição de 2018, e a abertura de ação contra Bolsonaro pelos crimes denunciados ao STF”, disse o partido em comunicado sobre as medidas a serem adotadas contra o governo. 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum