O que o brasileiro pensa?
13 de maio de 2020, 22h32

PT deve assinar pedido de impeachment de Bolsonaro com grupos de esquerda

O pedido pelo afastamento será feito de maneira coordenada com o PSOL e cerca de 300 entidades da sociedade civil

Jair Bolsonaro - Foto: Alan Santos/PR

A executiva nacional do PT deve formalizar nesta sexta-feira (15) a adesão do partido ao pedido de impeachment de Jair Bolsonaro. O pedido pelo afastamento será feito de maneira coordenada com o PSOL e cerca de 300 entidades da sociedade civil. A data para o lançamento do texto está em discussão.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirma que está se formando um consenso dentro da legenda de que chegou a hora de o PT colocar na rua um bloco amplo de forças a favor do impeachment.

Desde a adesão de outros partidos de esquerda, como Rede, PDT e PSB formalizaram pedidos de abertura de um político de afastamento na Câmara, o PT passou a ser cobrado pela militância por definir uma posição mais assertiva sobre o impeachment.

O ex-presidente Lula já vem subindo o tom. “Acho que o Bolsonaro trabalha com a ideia de endurecer cada vez mais, de um governo autoritário. Espero que o presidente da Câmara coloque o impeachment em votação. Porque o Brasil não aguenta três meses do jeito que está sendo governado”, escreveu no Twitter, nesta quarta-feira (13).

Os partidos tentam ainda o apoio do PCdoB na empreitada, mas há resistência na sigla. O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que a “indignação é geral”, mas que ressalta que a medida não deve passar na Câmara. “inteligência política”. “Bolsonaro vai usar o coitadismo para tentar esconder a sua incompetência”, afirmou, ao jornal Folha de S.Paulo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum