"PT e Lula são fundamentais em qualquer articulação do campo progressista", defende Flávio Dino

“Nós teremos certamente em 2022 uma frente política plural disputando as eleições, representando o pensamento progressista no Brasil", disse Dino

Lula e Flávio Dino (Reprodução/Twitter)Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista à BBC Brasil, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) afirmou que ele e o presidente Lula compartilham convicções em defesa da democracia apesar da atual conjuntura política marcada por extremismos e belicismos. O governador e o presidente dialogam sobre a ampliação da esquerda no Brasil, a retomada de um programa que fale para o futuro do país - uma espécie de programa de desenvolvimento, que recupere marcas exitosas do período em que Lula foi presidente.

Flávio Dino acredita que a formação de uma frente ampla a favor da democracia deve acontecer com Lula e o PT. “Tenho a visão de que, progressivamente, o PT, que é elemento fundamental em qualquer articulação do campo progressista, democrático, popular do Brasil, da esquerda de modo geral, o próprio presidente Lula como a principal liderança popular do país, vão ajudar ainda mais para que isso aconteça", defendeu Dino à BBC.

“Nós teremos certamente em 2022 uma frente política plural disputando as eleições, representando o pensamento progressista no Brasil. Eu tenho muito otimismo, que acho que nós estamos avançando e vamos continuar avançando”, disse Dino.

Durante a entrevista à BBC, ele falou sobre processos marcados por muitas ilegalidades desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. “Como professor de Direito Constitucional, eu tenho convicção profunda de que não havia nenhuma base legítima juridicamente falando para o impeachment. E logo em seguida a condenação igualmente infundada, sem provas, sem razão que acabou levando o presidente Lula a uma prisão arbitrária, ilegal”, disse o governador.

Frente Ampla já existiu
Flávio Dino defende a formação de uma frente ampla no Brasil que, segundo ele, já aconteceu em outros momentos no país e no mundo. Ele cita as amplas uniões de forças políticas como a Concertación Chilena, a Frente Ampla Uruguaia, além das alianças em Portugal e na Espanha.

No caso brasileiro, Dino lembra as conquistas históricas que foram fruto de alianças amplas. “Podemos lembrar desde Getúlio Vargas, que era sustentado por uma aliança do PTB com o PSD, que era o partido mais ao centro, e toda a esquerda praticamente, e nos legou uma série de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento. E mais recentemente o próprio período do governo do presidente Lula, tendo o José Alencar como vice. Esse caminho da unidade é um caminho que tem trazido vitórias ao programa de mudanças, de transformação social que nós defendemos”, disse Dino.