PT lança plano para confrontar Bolsonaro: "Vamos juntos reconstruir o Brasil", diz Gleisi

O documento reúne propostas do partido para a retomada do desenvolvimento econômico e social do país

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta segunda-feira (21) o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil. O documento reúne propostas do partido para a retomada do desenvolvimento econômico e social do país.

"Estamos seguros de que não cabem, para enfrentar a crise nacional, as velhas saídas negociadas por cima, entre os sócios da iniquidade, como ocorreu em tantos momentos históricos, sempre relegando ao povo o papel de expectador. Ou o povo estará no centro da reconstrução e da transformação do Brasil ou vamos continuar reproduzindo os mecanismos da desigualdade secular em nosso país, uma desigualdade que não pode ser mais tolerada", avaliou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR).

"É para o povo brasileiro, portanto, que o PT apresenta este plano. Vamos juntos reconstruir o Brasil", completou.

As propostas buscam assegurar um novo caminho, baseado na ampliação de oportunidades, na igualdade e ampla liberdade de expressão e comunicação, além da defesa da soberania nacional, ameaçados pelo governo de Jair Bolsonaro. O plano parte de um diagnóstico sobre a profundidade da crise, aprofundada pela pandemia do coronavírus e pela condução irresponsável do governo.

Na área econômica, as propostas colocam a alta do desemprego e o aumento da desigualdade como um dos principais focos e preveem um papel para o Estado no desenvolvimento econômico com justiça social. O programa prevê medidas emergenciais e de longo prazo e também apresenta políticas públicas protetivas e inclusivas, de combate ao racismo estrutural, e de opressão e violência contra a mulher, além de tratar de homofobia, e violência contra os indígenas e os quilombolas.

No meio ambiente, o plano enfrenta a devastação ambiental promovida pelo governo Bolsonaro, abordando um novo “pacto verde”, que permita assegurar uma transição ecológica para a economia de baixo carbono. Isso permitirá a geração de empregos de qualidade e atividades sustentáveis com base em tecnologias limpas. Outros pontos também tratam de desenhos institucionais para a adoção de políticas que conciliem a preservação ambiental com a produção agrícola, a retomada de uma reforma agrária e a reconstrução de uma política de Estado em apoio à agricultura familiar.

Outra proposta destacada no plano é a efetivação de uma Reforma Tributária justa, solidária e sustentável, marcadamente progressiva, com taxação de grandes fortunas e dos rendimentos financeiros, de lucros e dividendos, de forma a aliviar a carga tributária sobre os mais pobres e as pequenas empresas, reduzindo consideravelmente os tributos sobre o consumo e os serviços. 

Confira a íntegra do documento aqui.