Queimadas na Amazônia superam todo o ano de 2019, mostram dados do Inpe

Ibama anunciou que terá de suspender combate a incêndios florestais; Bolsonaro diz que vai levar diplomatas ao bioma e eles não verão “nada queimando”

Focos de incêndio em Rondônia, na Amazônia (Foto Vinícius Mendonça/Ibama)
Escrito en BRASIL el

Os pontos de calor e fogo na Amazônia neste ano, até esta quinta-feira (22), ultrapassaram o total registrado em todo o ano de 2019. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o bioma teve 89.604 focos de incêndio neste ano. De janeiro a dezembro de 2019, haviam sido 89.176.

Os registros mostram uma situação de piora contínua no governo Bolsonaro. No ano passado, os focos de incêndio na Amazônia já haviam sido 30% superiores aos registrados em 2018, de acordo com os dados do Inpe.

A marca foi superada um dia depois de o Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciar que vai suspender os trabalhos de combate a incêndios florestais em todo o país por falta de verbas.

Atrelado ao Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Ricardo Salles, o órgão alega que vem enfrentando dificuldades desde setembro. Isso se deve à falta de liberação de verbas pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia.

Também nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse) em discurso no Itamaraty que vai convidar diplomatas estrangeiros para sobrevoarem a Amazônia. Afirmou que eles não verão “nada queimando ou um hectare sequer de selva devastada”.

  • * Com informações do G1