'Quem é de direita toma cloroquina. De esquerda, tubaína', diz Bolsonaro ao anunciar protocolo sobre a substância

No dia em que a pandemia matou mais de mil pessoas no país, presidente debocha e abre caminho para uso ampliado de medicamento sem eficácia comprovada

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (19) que o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, assinará na quarta (20) um novo protocolo que permitirá a utilização da cloroquina em pacientes em estágio inicial de contágio do coronavírus.

Leia também: Carlos Bolsonaro tuíta vídeo do pai debochando de uso de “tubaína” por esquerdistas e apanha nas redes

Em live com o jornalista Magno Martins, o presidente tratou da pandemia que matou mais de mil pessoas apenas nas últimas 24 horas com o deboche habitual.

“O que é a democracia? Você não quer? Você não faz. Você não é obrigado a tomar cloroquina”, disse. “Quem é de direita toma cloroquina. Quem é de esquerda toma tubaína”, ironizou, referindo-se a um refrigerante e ignorando que cabe aos médicos, e não aos pacientes, avaliar o tratamento.

Ainda não há evidências científicas da eficácia da cloroquina no tratamento do coronavírus e estudos recentes apontam para os riscos de efeitos colaterais fatais. Atualmente, o protocolo do ministério prevê o uso do medicamento apenas para pacientes graves e críticos.

A insistência obsessiva de Bolsonaro em facilitar uma utilização ampliada e irresponsável da cloroquina agravou atritos com os dois últimos ministros da Saúde, que deixaram o cargo em meio a pandemia.

Assista:

https://twitter.com/GuilhermeBoulos/status/1262895560241094657

Temas