'Quem manda sou eu', diz Bolsonaro ao anunciar recurso contra o STF

Presidente desautoriza Advocacia-Geral da União e insiste em colocar amigo do filho no comando da Polícia Federal

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro desautorizou nesta quarta-feira (29) a Advocacia-Geral da União (AGU) e disse que vai recorrer da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que impediu a posse do delegado Alexandre Ramagem no comando da Polícia Federal.

Mais cedo, a AGU divulgou nota pública na qual afirmou que não recorreria da suspensão da posse.

"É dever dela [AGU] recorrer", disse. "Quem manda sou eu e eu quero o Ramagem lá", disse Bolsonaro, que momentos antes, em solenidade no Palácio do Planalto, havia afirmado que seu sonho de nomear o delegado para o cargo de diretor-geral "brevemente se concretizará".

Na entrada do Palácio da Alvorada, onde cumprimentou eleitores após uma caminhada, Bolsonaro acusou o judiciário de ingerência em seu governo.

"Eu quero o Ramagem lá. Foi uma ingerência, né? Mas vamos fazer tudo para o Ramagem. Se não for, vai chegar a hora dele e eu vou botar outra pessoa", disse.

O delegado é amigo de um dos filhos do presidente, Carlos Bolsonaro, e próximo do presidente. Atual diretor da Abin, Ramagem trabalhou na segurança de Bolsonaro na campanha de 2018.

A indicação foi o pivô do pedido de demissão do então ministro da Justiça Sergio Moro, que acusou o presidente de interferir na PF para proteger filhos e aliados de investigações em andamento.

Com informações da Folha de S.Paulo.