Raphael Warnock vence eleição na Geórgia e deixa os Democratas a um passo de terem maioria no Senado

A segunda cadeira pelo estado da Geórgia é disputada pelo democrata John Ossoff, que lidera a disputa contra o republicano David Perdue

Foto: Facebook
Escrito en GLOBAL el

O partido Democrata já garantiu uma das vagas do Senado pelo estado da Geórgia. O reverendo Raphael Warnock, de acordo com projeções da CNN Americana e da AFP, venceu a republicana Kelly Loeffler. O partido Democrata está a um passo de controlar o Senado.

A segunda cadeira do Senado pela Georgia está sendo disputada entre o democrata Jon Ossoff e o republicano David Perdue. Com 97% das urnas apuradas, Ossof está na frente com 50,1% e Pardue está com 49,9%.

Caso a vitória dos dois candidatos Democratas seja confirmada, o partido vai ter maioria na casa, pois, ambos os partidos teriam 50 senadores, mas o voto de minerva cabe à vice-presidenta Kamala Harris, que a partir do dia 20 de janeiro passa a presidir o Senado.

O primeiro senador negro eleito pela Geórgia

O reverendo Raphael Warnock é o primeiro negro a ser eleito para o Senado pelo estado da Georgia. Warnock é pastor na Igreja Batista Ebenezer, mesmo templo que um dia já foi conduzido por Martin Luther King.

Para muitas pessoas, Warnock encarna o espírito político e militante do Dr. King no século XXI.

Os Democratas mantêm o controle na Câmara dos Representantes e o Senado aguarda o desfecho na disputa por uma das cadeiras que está sendo disputada na Geórgia: os Democratas serão maioria se Jon Ossoff e o Reverendo Raphael Warnock vencerem

A disputa pelo Senado na Geórgia tem chamado a atenção por conta de um dos candidatos Democrata: o reverendo Raphael Warnock, que é pastor sênior da Igreja Batista Ebenezer, a mesma de Martin Luther King, e é apontado por muitos como o “Dr. King do século XXI”, além disso, Warnock ganhou destaque nacional por ser um ferrenho defensor dos direitos LGBT.

“Existem irmãs e irmãos gays ao nosso redor. A igreja precisa ser honesta sobre a sexualidade humana. Alguns deles estão no painel inaugural e eles o cumprimentaram esta manhã”, declarou Warnock à sua congregação em 2012.

Tanto Warnock quanto Ossoff tem declarado à imprensa que, se eleitos vão lutar pela manutenção do casamento igualitário e trabalhar pela aprovação dos direitos das LGBT à adoção aos casais gays.

O Ato da Igualdade

O presidente eleito Joe Biden acompanha com atenção a disputa pelas cadeiras do Senado pelo estado da Geórgia.

Pois, Biden depende da vitória dos dois candidatos de seu partido para aprovar o seu Ato da Igualdade, um ambicioso plano legislativo que prevê uma série de medidas para a população LGBT, negra e não-brancos dos EUA.

A proposta do Ato de Igualde foi utilizado pelos adversários de Ossof e Warnock que, afirmara que tal plano visa destruir a família e impor o socialismo nos EUA.

O presidente eleito Joe Biden tem dito fará dos direitos LGBTQ uma prioridade em seu governo. O democrata tem dito repetidamente aos seus aliados que, assim que tomar posse vai revogar todos os decretos de Donald Trump que impuseram algum tipo de restrição à população LGBT.

Entre os decretos de Trump, um deles foi destaque durante a eleição presidencial estadunidense: a proibição de que pessoas transexuais sirvam às Forças Armada. Joe Biden, em mais de uma entrevista, já afirmou que revogar essa medida será a sua primeira ação como presidente de fato.

Mas, de acordo com o portal LGBTQ Nation, a promessa mais ambiciosa do novo presidente dos EUA é a aprovação do Ato de Igualdade nos primeiros 100 dias de sua gestão. Isto porque tal medida não depende exclusivamente de Biden, mas sim da aprovação da Câmara dos Representantes e do Senado, nesta casa os Republicanos têm maioria.

O Ato de Igualdade é um composto de leis destinado à população LGBT que visa, entre eles garantir o casamento igualitário, a criminalização da homofobia e a adoção para casais gays. Medidas que dependem das duas casas legislativas para avançarem.