Raúl Castro recebe congressistas norte-americanos

Escrito en NOTÍCIAS el

O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu nessa segunda-feira, 6, o grupo de parlamentares norte-americanos que visita o país desde a semana passada para discutir uma possível reaproximação entre Washington e Havana.
Este foi o primeiro encontro de Raúl com políticos dos Estados Unidos desde que o presidente norte-americano, Barack Obama, chegou à Casa Branca, em 20 de janeiro. Também foi a primeira reunião de autoridades de alto nível de ambos os países em 20 anos. A missão parlamentar, liderada pela californiana democrata Barbara Lee, é também a primeira que visita a ilha caribenha desde o início do governo Obama. Desde sexta-feira, os congressistas foram recebidos pelo presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, e pelo chanceler do país, Bruno Rodríguez.
Durante a reunião de ontem, segundo informações da televisão cubana, Raúl Castro transmitiu a Lee uma mensagem de seu irmão mais velho, o ex-presidente Fidel Castro, afastado do poder em 2006 devido a problemas de saúde.
As imagens mostravam o atual mandatário conversando de maneira aparentemente amigável com os norte-americanos. Nenhuma informação sobre o que teria sido discutido na reunião foi divulgada, porém.
Em uma entrevista coletiva concedida na manhã de hoje, Lee afirmou que levará ao governo de seu país sugestões para adotar medidas de "curto prazo" que visem à normalização das relações com Cuba. Entre as possíveis iniciativas, ela mencionou acordos de cooperação científica e a promoção de viagens de religiosos entre os dois países.
A parlamentar explicou também que tem conversado com autoridades de Havana sobre possíveis áreas nas quais as duas nações poderiam colaborar, dentre as quais citou o turismo, o comércio e a agricultura.

(Com informações da Ansa)