Rede de fake news do Jornal da Cidade Online abastece site de viúva de Ustra

Com homenagens ao torturador e símbolos do governo Bolsonaro, página amplifica ataques a Maia e Doria; agência de checagem identificou compartilhamento do lucro com publicidade do Google

Montagem/Reprodução
Escrito en NOTÍCIAS el

O site Jornal da Cidade Online faz parte de uma rede articulada de desinformação que compartilha dinheiro de publicidade digital com o site Verdade Sufocada, mantido por Joseita Brilhante Ustra, viúva do torturador da ditadura militar coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra (1932-2015). As conexões foram identificadas pela Aos Fatos, uma das maiores agências de checagem de fatos do Brasil.

"Integrante de uma cadeia organizada de republicação de conteúdo identificado com a extrema-direita, a página é, além de um memorial ao primeiro militar condenado por sequestro e tortura durante a ditadura, um índice de publicações falsas ou enganosas a respeito não só do regime, mas também do governo Bolsonaro", afirma o relatório da Aos Fatos.

Segundo a agência, o site Verdade Sufucada tem em seu cabeçalho, além da capa do livro homônimo escrito pelo torturador, o slogan do governo Bolsonaro ("Brasil acima de tudo, Deus acima de todos") e o logo do Aliança Pelo Brasil, partido que a família do presidente tenta criar.

Nos conteúdos mais recentes publicados pelo Verdade Sufucada, que usa por padrão o nome de Joseita na assinatura, há uma quantidade expressiva de desinformação originada no Jornal da Cidade Online. No contexto da disputa política durante a pandemia de coronavírus, o site tem republicado ataques contra o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), favorecendo Jair Bolsonaro. 

A Aos Fatos comprovou o vínculo entre o Verdade Sufocada e o Jornal da Cidade Online ao identificar que os sites compartilham o mesmo Google AdSense ID, a marcação do sistema de publicidade do Google.

Joseita, que se diz administradora do Verdade Sufocada, já se encontrou com Jair Bolsonaro pelo menos duas vezes desde a posse e deu uma entrevista ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), em maio do ano passado. O presidente e os filhos já defenderam Brilhante Ustra, o AI-5 e a tortura em diversas ocasiões. O editor do Jornal da Cidade Online é José Tolentino. Ambos não explicaram a ligação entre os sites.