Redes de economia solidária querem incentivar consumo solidário

Escrito en NOTÍCIAS el

Frente ao avanço das iniciativas de economia solidária, alguns fóruns de discussão começam a se preocupar não somente com a produção como também com a difusão e comercialização de seus produtos.

O blog Consumo Solidário de um grupo de consumidores solidários do Maranhão, procura fortalecer empreendimentos da economia solidária por promovendo o consumo solidário. Jaime Conrado, assessor técnico da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e um dos autores do blog, convida entidades interessadas a colaborarem com o espaço.

"A criação de canais alternativos de comunicação é importante”, defende Ricarte Almeida Santos, assessor de Políticas Públicas da Cáritas Brasileira Regional Maranhão. “Nem sempre os meios de comunicação tradicionais são simpáticos aos ideais que norteiam essas entidades, que pautam esses temas, e nesse aspecto as possibilidades da internet são fantásticas", completa.

Na última plenária do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) ocorrida no fim de março, o assunto também foi contemplado, quando se discutiu principalmente a necessidade de identificação e certificação dos produtos e serviços dos Empreendimentos Econômicos Solidários.

Brechó Solidário
Quem procura praticar o consumo solidário mas não encontra vias, também pode aproveitar o Brechó Solidário, que acaba de começar em Salvador, Bahia. O proposta do brechó é incentivar a troca de produtos como roupas, brinquedos e utensílios. os interessados devem levar qualquer produto passível de troca, com exceção de alimento. O produto é trocado em postos de atendimento pela moeda social "Grão", que pode ser usada para aquisição de outros produtos no brechó. Os postos de troca estão localizados no Centro Administrativo da Bahia (CAB) Unifacs, Uneb, Ufba, Faculdade São Camilo, Fammettig, Fama, Nova Acrópole, Universo e Associação Baiana de Mantenedoras de Ensino Superior.

O brechó é organizado pela Universidade Salvador (Unifacs) em parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e também das universidades públicas e privadas.  Neste ano ele ocorrerá no próximo dia 9 de maio, no Parque da Cidade.