Redução de velocidade zerou atropelamentos com morte nas Marginais, diz estudo

??Há 19 meses que não acontecem atropelamentos com mortes nas vias marginais Tietê e Pinheiros. Os dados são da CET. A redução de velocidade adotada pelo prefeito Fernando Haddad em julho do ano passado é a principal responsável. O prefeito eleito João Dória disse que vai reverter medida a partir de 25 de janeiro.

SP - HADDAD/DIA MUNDIAL SEM CARRO - GERAL - O prefeito Fernando Haddad vai ao trabalho de bicicleta nesta manhã de segunda-feira (22), devido ao Dia Mundial Sem Carro, em São Paulo, SP. 22/09/2014 - Foto: LUIZ CLAUDIO BARBOSA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
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Há 19 meses que não acontecem atropelamentos com mortes nas vias marginais Tietê e Pinheiros. Os dados são da CET. A redução de velocidade adotada pelo prefeito Fernando Haddad em julho do ano passado é a principal responsável. O prefeito eleito João Dória disse que vai reverter medida a partir de 25 de janeiro. Da redação com informações da Folha e da coluna de Mônica Bérgamo Há 19 meses que não acontecem atropelamentos com mortes nas vias marginais Tietê e Pinheiros. Os dados, que fazem parte de relatório da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),  resultaram da redução de velocidade adotada pelo prefeito Fernando Haddad em julho do ano passado. O prefeito eleito João Dória disse que vai reverter medida a partir de 25 de janeiro. Só na Marginal do Tietê, no período de maio de 2014 a julho de 2015, aconteceram 18 atropelamentos com morte. Desde a implantação da diminuição, as Marginais não registraram nenhum atropelamento com morte. São 19 meses consecutivos sem nenhuma vítima fatal. Diversos especialistas consultados foram frontalmente contra o retorno do aumento. “A cada 10 km/h a mais, há um efeito exponencial  de maior risco nos acidentes, a progressão não é linear. Elevar os limites de velocidade aumenta bastante a gravidade do potencial de colisões e atropelamentos”, diz o consultor de transportes Antônio Seraphim. A coluna de Mônica Bérgamo informou hoje que Associações de Mobilidade Urbana e de Defesa do Consumidor vão entrar com pedido de liminar na justiça para suspender o aumento de velocidade nas vias. As Ongs Ciclocidade e Cidadaapé e o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) querem que Dória faça consultas públicas antes da alteração. Dória está irredutível. Está gostando dessa matéria? Para continuar fazendo jornalismo como esse, a Fórum precisa do seu apoio. Seja sócio! https://revistaforum.com.br/socio/