Renuncia, clamam internautas a Bolsonaro, após ele dizer que Brasil está quebrado e não pode fazer nada

Termo pedindo a saída do presidente virou mais comentado do Twitter com usuários falando para ele deixar o cargo

Bolsonaro em conversa com apoiadores (Foto Reprodução/Twitter)
Escrito en REDES SOCIAIS el

O termo “renuncia” disparou entre os mais comentados do Twitter no Brasil nesta terça-feira (5). Foi a resposta, o pedido, a recomendação ou quase a ordem dos usuários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), depois que ele disse a apoiadores, na manhã desta terça, que “o Brasil está quebrado” e ele não consegue “fazer nada”.

Um dos apoiadores respondeu para ele ter “fé em Deus”. Mas o conselho da internet foi bem diferente. A avalanche de comentários pedindo para Bolsonaro sair fez a rede registrar mais de 75 mil usuários falando do tema ao mesmo tempo.

Em um dos pedidos mais argumentados, a escritora Lola Aronovich  disse:

“O pior presidente da história do país e o pior líder do mundo no que se refere ao combate à Covid chora que ‘o Brasil está quebrado e eu não consigo fazer nada’. Nós temos uma sugestão, capetão genocida: RENUNCIA”.

https://twitter.com/lolaescreva/status/1346497324323889155

Já outro usuário foi mais direto: “Você poder fazer sim, Jair. Renuncia.”

https://twitter.com/crisvector/status/1346493480948936704

Outro internauta questionou o que ele prosseguia fazendo no cargo: “Tá fazendo o que na presidência então, gastando dinheiro do cartão corporativo e salvando o filho da cadeia? Pare de atrapalhar o povo e renuncia então.”

https://twitter.com/rickylhpaiva/status/1346494518951096322

Até uma usuária que se define em seu perfil como “neoliberal, centro-direita” e apoiadora da Lava-Jato engrossou o coro:

https://twitter.com/eu_amyzinhaa/status/1346496665843363840

A cientista social Thais Lima usou a palavra adeus em vários idiomas para se fazer entender:

“Até logo, até mais ver, bon voyage, arrivederci, até mais, adeus, boa viagem, vá em paz, que a porta bata onde o sol não bate, não volte mais aqui, hasta la vista baby, escafeda-se, e saia logo daqui!!! Se não pode fazer nada, RENUNCIA!!!”

https://twitter.com/ThaisinhaLima_/status/1346496696474357764

Só que teve quem considerasse que o ato seria “digno” demais para que o titular do Planalto o leve adiante:

https://twitter.com/ThaisRMaschio/status/1346497389545345024

A declaração

A fala de Bolsonaro foi feita na manhã de terça. Na primeira conversa de 2021 com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada, o presidente explicitou o que os dados econômicos já revelam: ele e o ministro da Economia, Paulo Guedes, quebraram o Brasil.

“O Brasil está quebrado, chefe. Eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela de Imposto de Renda. Tem esse vírus potencializado por essa mídia que nós temos aí. Essa mídia sem caráter que nós temos. É um trabalho incessante de tentar desgastar para retirar a gente daqui para voltar alguém para atender os interesses escusos da mídia”, disse Bolsonaro, culpando a mídia pelas mais de 196 mil mortes pelo coronavírus.

Provavelmente ele considera que as aglomerações de apoiadores sem máscara e desafiando as medidas sanitárias para diminuir a transmissão do novo coronavírus não têm influência. Mas devia consultar os dados do Ministério da Saúde de seu governo para descobrir os números não potencializados: além das mais de 196 mil mortes, há mais de 7,7 milhões de brasileiros que já foram infectados pelo Sars-Cov-2.

Veja o vídeo.