Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de julho de 2018, 23h40

Roda Viva: Para Bolsonaro, principal causa da mortalidade infantil são os bebês prematuros

"Um prematuro tem mais chances de morrer. Tem que jogar na prevenção", disse o pré-candidato ao responder uma pergunta sobre mortalidade infantil, ignorando completamente os fatores sociais e sanitários. "Gestante não cuida da saúde bucal"

Reprodução/TV Cultura

O pré-candidato à presidência, Jair Bolsonaro (PSL), disse em entrevista a jornalistas do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (30), que a principal causa da mortalidade infantil no Brasil são os bebês prematuros.

“Mortalidade infantil tem a ver com os prematuros. Um bebê prematuro tem mais chances de morrer. Tem que jogar na prevenção”, disse ao responder uma pergunta sobre como reduziria os índices de mortalidade infantil caso seja eleito. A jornalista que o questionou, diante da resposta, insistiu: “Mas e os fatores sanitários?”. O deputado, por sua vez, tergiversou e não apresentou nenhuma proposta concreta e mostrou conhecimento raso com relação ao problema, que está muito mais ligado à questões sanitárias e sócio-econômicas.

“Isso tem vários fatores. Gestante que não cuida da saúde bucal, não faz exame de urina…”, afirmou. O deputado disse ainda que “se aumentar o emprego, a tendência de procurar hospitais diminui”.

Leia também
Bolsonaro propõe cuidar de cáries para evitar bebês prematuros

Veja também:  VÍDEO: Ciro manda Bolsonaro calar a boca e demitir Salles, “este canalha, incompetente e corrupto”

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum