Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de outubro de 2016, 09h45

Ronaldo Fraga promove desfile-manifesto levando apenas mulheres trans para passarela

Quase 30 mulheres transexuais fizeram parte do desfile na São Paulo Fashion Week; estilista reforçou a necessidade de lutar contra a discriminação.

Quase 30 mulheres transexuais fizeram parte do desfile na São Paulo Fashion Week; estilista reforçou a necessidade de lutar contra a discriminação 

Por Redação

Como crítica à transfobia, o estilista Ronaldo Fraga levou para os palcos da São Paulo Fashion Week quase 30 mulheres transexuais. Entre elas, Carol Marra, que desfilou pela última vez em sua carreira nesta quarta-feira (26) a pedido de Fraga, e Valentina Sampaio, um dos destaques da SPFW neste ano.

O desfile-manifesto teve início com a voz do estilista destacando a necessidade deste tipo de discussão. “O corpo aprisiona, e as roupas libertam o ser”, disse. Os vestidos das modelos eram muito similares, com alterações nas estampas, que tinham sua inspiração em bonecas de papel.

Fraga lembrou, em sua fala, que o Brasil é o país onde mais ocorre assassinatos de travestis e transexuais, segundo o relatório da ONG International Transgender Europe. “Estamos em tempos de guerra. Minha forma de protesto é essa. Nós não precisamos mais de roupas. A moda precisa começar a dialogar em outras frentes”, afirmou.

Veja fotos do desfile aqui.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum