Salles demite presidente do ICMBio após desacordo sobre incêndios no Pantanal

Ministro criticou a gestão de Homero Cerqueira em conversas com fazendeiros, o que incomodou o militar

O governo de Jair Bolsonaro exonerou o coronel Homero de Giorge Cerqueira do cargo de presidente do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) nesta sexta-feira (21).

A decisão foi tomada após desavenças entre o militar e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ambos teriam discutido em reunião sobre a atuação da agência no combate aos incêndios no Pantanal.

De acordo com a Reuters, Salles criticou a atuação do ICMBio no combate às queimadas em conversas com fazendeiros da região, o que também teria incomodado Cerqueira.

O coronel é o segundo presidente do instituto a deixar o cargo durante o governo Bolsonaro. Ele assumiu o órgão em maio do ano passado para substituir o ambientalista Adalberto Eberhard, que pediu demissão também por conta de desavenças com Salles.

Avatar de Redação

Redação

Direto da Redação da Revista Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR