Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de novembro de 2015, 19h03

Samarco ganhou cinco vezes o prêmio de “Melhor Mineradora do Brasil” da Revista Exame

A empresa responsável pela maior tragédia ambiental da história de Minas Gerais foi homenageada mais uma vez com a premiação em julho deste ano. Agora, luta para restabelecer a imagem após virar assunto em todos os noticiários do país.

A empresa responsável pela maior tragédia ambiental da história de Minas Gerais foi homenageada mais uma vez com a premiação em julho deste ano. Agora, luta para restabelecer a imagem após virar assunto em todos os noticiários do país

Por Redação

A Samarco está diariamente nos noticiários e se tornou assunto em todo o país desde que o rompimento de duas barragens da empresa gerou uma catástrofe em Mariana (MG), deixando vários mortos e desabrigados. Mas o que pouca gente sabe é que, ironicamente, a companhia já foi eleita cinco vezes a melhor mineradora do país pela Revista Exame. A cerimônia para entrega da homenagem, este ano, ocorreu no dia 1º de julho.

Na ocasião, o diretor presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, representou a empresa e falou sobre o crescimento da produção nos últimos anos. “Somente em 2014, mesmo em período de ramp-up das novas plantas, alcançamos a produção de 25 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro, um aumento de 15,4% em relação a 2013”, destacou.

Agora, os dirigentes têm tido trabalho para restabelecer a imagem da mineradora, responsável pela maior tragédia ambiental de Minas Gerais. Só do governo do estado a companhia recebeu uma multa no valor de R$ 112 mil, além dos R$ 250 milhões exigidos pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pelos prejuízos causados à região.

Foto de capa: Antonio Cruz/ABr


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum