Após crimes em Mariana, Samarco ganha prêmio do Uol: "Melhores empresas para trabalhar"

A empresa é responsável pelo maior desastre socioambiental no Brasil; moradores da cidade atingidos pelo rompimento da barragem aguardam até hoje por reparação

Foto: Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Parece deboche, mas é só a realidade. A empresa Samarco, responsável pela tragédia de Mariana (MG), ficou em 1º lugar dentro do setor de siderurgia, metalurgia e mineração de 2021 na categoria "Lugares Incríveis para Trabalhar" em premiação promovida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pelo portal UOL.

Além de ser premiada como um "Lugar Incrível para Trabalhar", a Samarco ficou em 7º lugar no segmento empresas de grande porte e 22º no ranking geral no quesito “Gestão”. Ou seja, foi premiada três vezes.

O diretor-presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, ao comentar as premiações da empresa afirma que se trata de um "reconhecimento […] às boas práticas de gestão".

"A certificação reconhece nosso esforço contínuo de construir um ambiente agradável para os nossos profissionais, aliado às boas práticas de gestão, acompanhamento de carreira, sempre com um olhar atento para os nossos times para promover um clima e cultura organizacional cada vez mais forte", diz o diretor-presidente que, em momento algum cita a tragédia de Mariana.

A FIA e o UOl afirmam que o objetivo do prêmio "Lugares Incríveis para Trabalhar" é reconhecer e destacar "empresas brasileiras com melhor gestão de pessoas e clima organizacional".

https://twitter.com/ocamargosdaniel/status/1433142704247123974

A tragédia de Mariana

No dia 5 de fevereiro de 2015, no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35km do centro do município de Mariana (MG), rompeu uma barragem de rejeitos de mineração que era controlada pela Samarco Mineração S.A, um empreendimento conjunto da Vale S/A em parceria com a BHP Billiton.

Seis anos após o desastre que deixou 18 mortos e centenas de pessoas desabrigadas, ninguém foi preso ou responsabilizado pelo rompimento do Fundão, como era a conhecida a barragem.

Os moradores atingidos pelo rompimento da barragem aguardam até hoje por reparação.

Retomando as atividades

Pouco mais de cinco anos após o rompimento de sua barragem que matou 18 pessoas, a mineradora Samarco retomou as atividades em Mariana (MG). A licença para a operação foi emitida em outubro deste ano.

O reinício do funcionamento da mineradora foi anunciado pelo prefeito do município, Duarte Jr., em suas redes sociais. Ele registrou o encontro com executivos da empresa que foram informar sobre a retomada.

Na publicação, diz que não haveria cerimônia para marcar o momento, “respeitando as normas e também todos os familiares e vítimas do rompimento da barragem”. Ainda escreveu que reconhecia “a importância da mineradora na geração de emprego neste momento e tenho a certeza que o reflexo deste retorno será positivo para milhares de famílias e, consequentemente, para toda cidade”.