São Paulo registra 679 mortes por Covid em 24h

Região metropolitana do estado está com 90% dos leitos de UTIs ocupados

Foto: Reprodução/PebMed
Escrito en NOTÍCIAS el

O estado de São Paulo registrou, nas últimas 24h, 679 óbitos por Covid-19. Com esse número, a região bate o recorde de mortes registrados na semana passada, que tinha sido de 521 mortes.

Para se ter uma ideia da gravidade da pandemia no estado, em 20 de agosto de 2020 o Brasil registrava 679 mortes pelo vírus. Durante o mês de fevereiro São Paulo teve uma média diária de 400 óbitos.

O médico João Gabbardo, que coordena o Centro de Contingência de combate ao coronavírus em São Paulo, usou as redes para afirmar que o novo minsitro da Saúde, Marcelo Queiroga "vai se deparar com os piores números da pandemia".

https://twitter.com/GabbardoJoao/status/1371807115002703875

A taxa de ocupação das UTIs no sistema de saúde no estado é de 89%. Na região metropolitana, ela chega a 90%.

Na semana passada, durante a coletiva diária para tratar do combate à pandemia, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que se for preciso vai endurecer ainda mais as regras de isolamento e não descarta um lockdown.

"Não hesitaremos em adotar todas as medidas que forem necessárias para proteger a população de São Paulo. A população precisa seguir as orientações dos médicos para se protegerem, ficarem em casa e respeitarem esse período da fase emergencial para que não tenhamos que adotar restrições mais duras se tivermos recrudescimento dos índices de infecção no estado", disse.

Doria fecha igrejas, suspende futebol e proíbe retirada de alimentos por 15 dias para evitar colapso na saúde em SP

Para evitar um colapso no sistema de saúde nos próximos 25 dias em razão do aumento do número de internações por Covid-19 no estado, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), restringiu ainda mais a circulação de pessoas com novas medidas que serão impostas entre os dias 15 e 30 de março.

“Estou bastante triste em anunciar o que tenho que anunciar aqui. Mas, nossa prioridade, desde março do ano passado, foi preservar vidas”, disse Dória, antes de mostrar imagens de hospitais do estado com UTIs completamente lotadas (assista ao vídeo abaixo).

As novas restrições incluem o fechamento de igrejas e proibição de cultos, missas e quaisquer atividades religiosas, além da suspensão de todos os campeonatos esportivos, incluindo o futebol. Todo o estado também terá toque de recolher entre 20h e 5h.