SBT bate Globo com transmissão de Fla-Flu obtida a partir de atuação do governo Bolsonaro

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, intermediou negociação entre o Flamengo e a emissora do sogro, Silvio Santos, beneficiada por MP do presidente

Meme divulgado pelo SBT para comemorar transmissão da final do campeonato carioca (Reprodução)
Escrito en BRASIL el

O SBT se deu bem na audiência com a transmissão exclusiva da final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense na noite desta quarta-feira (15). Com a atração adquirida com a ajuda do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Comunicação Fábio Faria (PSD-RN), a emissora de Silvio Santos bateu a rede Globo em alguns momentos, principalmente no Rio de Janeiro. Faria é genro de Silvio.

Segundo dados prévios do Ibobe, o SBT superou a Globo por volta das 21h15, no início do primeiro tempo, registrando 27 pontos no Rio. O "Jornal Nacional" marcava 25 pontos. A Globo não era derrotada no horário do seu principal telejornal desde 2015, quando teve algumas derrotas para a novela "Os Dez Mandamentos", da Record.

Na média total da partida, das 20h40 às 22h58, as emissoras empataram em 26 pontos no Rio, mas o SBT registrou picos de 34 pontos. Os dados foram obtidos pelo UOL. No Twitter, #Globo e #FlaFlu no SBT estavam entre os assuntos mais comentados.

Bolsonaro, após reunião com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, implodiu o monopólio da transmissão de futebol pela Globo com a edição de uma Medida Provisória que altera contratos com a emissora e dá ao mandante os direitos de transmissão sobre os jogos, em vez de aos dois clubes como era previsto pela Lei Pelé.

Além da MP de Bolsonaro, o SBT contou com a ajuda do ministro da comunicação, casado com Patrícia Abravanel, que articulou reunião entre o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, e o presidente do Flamengo, que resultou no fechamento da negociação.