"Se Lula quisesse falar com a Folha de S. Paulo, falaria com a Folha de S. Paulo"

Em nota, Instituto Lula diz que jornal paulistano "tem a estranha mania de sem nenhuma procuração ou comprovação, atribuir declarações ao ex-presidente" a partir de fontes anônimas

Escrito en MÍDIA el
Em nota, Instituto Lula diz que jornal paulistano "tem a estranha mania de sem nenhuma procuração ou comprovação, atribuir declarações ao ex-presidente" a partir de fontes anônimas Por Redação O Instituto Lula se manifestou hoje (28), por meio de nota, contra o que qualificou como "mania" do jornal Folha de S. Paulo de publicar declarações atribuídas ao ex-presidente a partir de fontes anônimas. De acordo com a nota, o jornal procurou o instituto na sexta-feira (26) para apurar uma suposta conversa do petista com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, na qual teriam falado a respeito da possibilidade de o órgão rejeitar as contas de 2014 do governo Dilma. Lula teria dito que seria razoável o órgão pedir explicações sobre as chamadas "pedaladas fiscais" do governo e que isso "daria um susto" na presidenta. O ex-presidente negou de forma categórica a declaração atribuída a ele. "Esta afirmação é uma invencionice do jornal ou da sua fonte anônima", respondeu o instituto ao jornal. "O ex-presidente repudia e lamenta a reiterada prática do jornal Folha de S. Paulo de lhe atribuir afirmações a partir de supostas fontes anônimas, dando guarida e publicidade a todo o tipo de especulação. Se o ex-presidente quisesse falar com a Folha de S. Paulo, falaria com a Folha de S. Paulo." Confira abaixo a íntegra da nota do Instituto   Assim como algumas pessoas são maníacas por impetrar Habeas Corpus à revelia e contra a vontade das pessoas, a Folha de S.Paulo tem a estranha mania de sem nenhuma procuração ou comprovação, atribuir declarações ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de fontes anônimas.  
O jornal nos procurou na sexta-feira (26) com uma informação incorreta. Respondemos que se tratava de invenção e de que "o ex-presidente repudia e lamenta a reiterada prática do jornal Folha de S. Paulo de lhe atribuir afirmações a partir de supostas fontes anônimas, dando guarida e publicidade a todo o tipo de especulação". Mesmo assim a matéria foi publicada com destaque na capa. 
Na matéria a Folha não coloca a nossa resposta de que se trata de uma invenção, logo, publicamos aqui a troca de e-mails entre a assessoria de imprensa do Instituto Lula e o jornal.
Assessoria de Imprensa do Instituto Lula
Abaixo resposta para a Folha de S.Paulo:
Cara,
Segue nossa resposta:
Parece que todo o sábado o jornal Folha de S. Paulo reserva espaço para atribuir alguma fala ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Semana passada fizeram isso. Fazem novamente esta semana. O ex-presidente repudia e lamenta a reiterada prática do jornal Folha de S. Paulo de lhe atribuir afirmações a partir de supostas fontes anônimas, dando guarida e publicidade a todo o tipo de especulação. Se o ex-presidente quisesse falar com a Folha de S. Paulo, falaria com a Folha de S. Paulo. Esta afirmação é uma invencionice do jornal ou da sua fonte anônima.
Abaixo o email enviado pela Folha de S.Paulo:
Caros,
Estamos fazendo uma matéria sobre uma conversa do ex-presidente Lula com o ministro do TCU José Múcio Monteiro, em que o ministro falou da possibilidade de o órgão rejeitar as contas de 2014 do governo Dilma. Segundo relatos, Lula disse achar razoável o órgão pedir explicações sobre as chamadas "pedaladas fiscais" e disse que isso "daria um susto" na presidente.
Gostaria de saber se o Instituto Lula quer se posicionar sobre o assunto   Foto de capa: Ricardo Stuckert/Instituto Lula