Justiça decide que secretário poderá ter acesso a dados da extradição de Allan dos Santos

Extradição do blogueiro bolsonarista foi cheia de controvérsias e chegou a provocar a demissão da chefe do setor, a delegada federal Silvia Fonseca

Foto: Reprodução/Youtube
Escrito en NOTÍCIAS el

O secretário nacional de Justiça poderá ter acesso aos documentos do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, por onde passou a extradição de Allan dos Santos. Segundo decisão da consultoria jurídica do Ministério da Justiça, o acesso pode ser feito inclusive a questões que estão sob sigilo.

A extradição do blogueiro bolsonarista foi cheia de controvérsias e chegou a provocar a demissão da chefe do setor, a delegada federal Silvia Fonseca. Além disso, em depoimentos prestados à Polícia Federal (PF), outros dois funcionários do DRCI declararam que foram pressionados pela cúpula do Ministério da Justiça no decorrer do processo.

Allan fugiu para os Estados Unidos, com auxílio do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), depois que teve pedido de prisão decretado por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O blogueiro é investigado no inquérito que apura participação de milícias digitais em ataques contra a democracia e as instituições.

Denúncias e demissão

As denúncias foram feitas pela delegada da PF, Silvia Amélia Fonseca de Oliveira, ex-diretora do DRCI; pelo coordenador de extradição do DRCI, Rodrigo Sagastume; e pela diretora substituta do DRCI, Priscila Campelo.

A delegada afirmou, durante depoimento, que recebeu telefonemas do brigadeiro Antônio Ramirez Lorenzo, chefe de gabinete do ministro da Justiça, Anderson Torres, pedindo informações sobre o andamento do processo.

Como Silvia estava de férias, pediu para que a substituta Priscila Campelo desse seguimento ao caso.

Priscila afirmou que entrou em contato com o chefe de gabinete do ministério e foi informada que a pasta gostaria de obter informações sobre o andamento do processo de extradição, assim como em que momentos o processo passaria pelo ministério e qual o seria o papel da pasta nas etapas da solicitação de extradição.

Silvia destacou, ainda, que o secretário nacional de Justiça, Vicente Santiniamigo pessoal dos filhos de Jair Bolsonaro, a convocou para uma reunião no dia 3 de novembro. Na oportunidade, teria afirmado que a ausência de informação sobre o caso de Allan dos Santos causou um desconforto para o próprio secretário e para o ministério.

Depois disso, Santini deu ordem para que todos os processos de extradição passassem por ele.

* Com informações da Folha de S. Paulo