Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
18 de junho de 2007, 15h25

Sem acordo no voto em lista, reforma é adiada para próxima semana

Ronaldo Caiado (DEM-GO), relator do projeto de lei 1210/07, desistiu de pôr a matéria em votação o projeto após 10 horas de debate, que mostraram a Câmara dividida sobre o tema. As 250 emendas apresentadas contribuíram para o adiamento.

Ronaldo Caiado (DEM-GO), relator do projeto de lei 1210/07, desistiu de pôr a matéria em votação o projeto após 10 horas de debate, que mostraram a Câmara dividida sobre o tema. o Ex-pefelista havia declarado que considera o voto em lista fundamental para que as outras medidas, especificamente o financiamento público de campanha, tivessem o efeito desejado. As 250 emendas apresentadas contribuíram para o adiamento.

Apenas seu partido, na oposição, e o PT, na situação, prometiam apoio à lista fechada, apesar de haver divisões internas, principalmente no partido do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, que definiu o adiamento. O deputado Cândido Vaccarezza, mesmo prometendo votar de acordo com a determinação da executiva nacional, chegou a apresentar emendas que retiravam o voto em lista e o financiamento público da reforma. Os dissidentes, junto com o PSDB, PSB, PDT e parte do PP se tornavam uma ameaça para a aprovação do item. Os tucanos levantaram a bandeira de uma reforma mais profunda para fechar a oposição ao voto em lista.

A intensidade com que se quer ir mais a fundo na reforma está ainda mais longe de consenso. Para alguns setores, quer dizer voto distrital misto, para outros, o fim da reeleição para o poder executivo, a revisão da distribuição de vagas para estados na Câmara ou até mecanismos de democracia participativa.

Com o grande volume de emendas apresentado, Caiado promete um projeto substitutivo que incorpore alguns dos itens e facilite a negociação. Nem os governistas do PT nem o oposicionista do DEM conseguiram consenso em torno das bandeiras que consideram fundamentais.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags