1° senador gay assumido, Fabiano Contarato, da CPI, parabeniza Eduardo Leite

Integrante do Senado Federal, pioneiro na História do Brasil ao se declarar homossexual, saudou governador do Rio Grande do Sul e afirmou que “orientação sexual não define caráter”

Senador Fabiano Contarato (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Escrito en NOTÍCIAS el

A entrevista do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ao programa Conversa com Bial, ontem (1°), na qual assumiu ser homossexual, segue repercutindo nesta sexta-feira (2). O senador Fabiano Contarato (ES-Rede), membro da CPI do Genocídio, e que é o primeiro senador assumidamente gay da História do Brasil, parabenizou o chefe do Executivo gaúcho pela coragem do ato.

Contarato falou sobre a importância de o tucano ter se posicionado publicamente sobre sua orientação sexual, a exemplo dele, já que o governador é uma autoridade e tem lugar de destaque na sociedade por conta da função que exerce.

O senador, que classificou a declaração de Eduardo Leite como histórica, afirmou ainda que essa é uma luta para que todos os brasileiros que sofrem com o preconceito e a discriminação sintam-se estimulados a lutar por igualdade, direitos e dignidade.

“Um dos preceitos da República Federativa do Brasil está expresso no artigo 3°, inciso 4°, que é promover o bem-estar de todos e abolir toda e qualquer forma de discriminação. Mas, infelizmente, nós ainda vivemos num Brasil preconceituoso, sexista, homofóbico, xenofóbico e racista. Esse é um grande avanço para que saiam da invisibilidade essas pessoas, porque nós podemos ocupar, como qualquer pessoa, qualquer espaço”, desabafou o senador do Espírito Santos, que é filiado à Rede.