Senador tucano diz que PT “criou o bolsonarismo”

Haddad ironiza declarações do Tasso Jereissati e diz que ele muda de opinião a todo momento

Foto: Agência Brasil
Escrito en NOTÍCIAS el

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) declarou, em entrevista ao jornal O Globo, que o seu partido, o PSDB, "está num momento de transição, de construção e procurando manter os seus princípios iniciais e fundamentais".

O parlamentar também comentou o processo eleitoral no Congresso Nacional, o qual, para o senador, "triturou os partidos".

"Todos (partidos) foram triturados ou tratorados pelo processo eleitoral de Senado e Câmara. Em uma olhada panorâmica, o DEM rachou, PSDB trincou, PSD teve problemas… Isso porque o processo que se instalou nas duas Casas do Congresso foi na base de captação de votos individual", disse o senador.

Sobre as prováveis pré-candidaturas tucanas de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e de João Doria, governador de São Paulo, à presidência da República, Jereissati disse que antes de se escolher um nome, é preciso "definir" o que o partido quer.

"Eu acho que aquele que tiver capacidade de unir desde o centro mais à direita até o mais à esquerda, com o propósito de acabar a polarização em que (entre) a extremíssima esquerda e a extremíssima direita, o ódio é que está prevalecendo… esse que tiver mais capacidade de fazer essa união será o candidato ideal", analisou.

Questionado sobre um alinhamento do PSDB com as políticas econômicas do governo Bolsonaro, Jereissati afirmou que sim, nessa pauta se aproxima, mas em outras se distancia.

"Nós temos, sim, uma identidade muito grande, não total, na área econômica, mas nas outras questões temos uma distância enorme. Se for para falar da política externa, é o oposto da apresentada pelo ministro das Relações Exteriores, que é incompreensível", criticou.

Sobre a repetição de uma disputa entre Bolsonaro e um candidato do PT no segundo turno das eleições de 2022, o senador tucano voltou a repetir a tese que o PT "dividiu o Brasil" e que isso acabou por gerar a extrema direita brasileira e afirmou que sim, se o centro permanecer dividido, a disputa de 2018 entre PT e Bolsonaro pode se repetir.

"Se esse centro que é a maioria ficar todo subdividido, pode ser, como aconteceu (2018), que a subdivisão leve a uma reedição de uma maneira piorada dessa polarização que só gerou ódio, dividiu a população", disse.

Questionado se a posição do PSDB de questionar o resultado da eleição de 2014 levou o Brasil ao cenário de divisão e de surgimento de uma extrema direita, Jereissati recusa tal hipótese e diz que foi a postura dos governos do PT, de demonizar "os governos neoliberais" do PSDB que levou os eleitores tucanos para Bolsonaro.

Haddad compara entrevistas de Jereissati e ironiza: “A segunda foi dita para que a primeira fosse esquecida”

O ex-prefeito de São Paulo e ex-presidenciável, Fernando Haddad (PT), usou o Twitter para ironizar o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Com o meme “11h59, 00h00”, o petista quis demonstrar como o tucano muda de posição facilmente.

Haddad comparou respostas de Jereissati em duas entrevistas e disse que “a segunda foi dita para que a primeira fosse esquecida”.