Sergio Camargo usa frase de Morgan Freeman em protesto contra o Dia da Consciência Negra

A deputada e cantora Leci Brandão, que teve o seu nome excluído da Lista de Personalidades da Fundação, disse que Camargo é um cidadão que "não significa nada" e que é um "imbecil"

Foto: Reprodução
Escrito en NOTÍCIAS el

Em mais uma provocação ao movimento negro brasileiro, o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, compartilhou nesta sexta-feira (20) em suas redes sociais um card que traz o rosto e uma frase de Morgan Freeman sobre a sua discordância em torno da data de celebração da Consciência Negra. A imagem vem acompanhada com uma frase de Camargo: "Nossa consciência é humana. Bom dia!".

https://twitter.com/sergiodireita1/status/1329735782190485505


O card compartilhado por Camargo faz referência uma declaração polêmica do ator Morgan Freeman, onde o ator afirma que "o dia em que pararmos de nos preocupar com consciência negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com consciência humana, o racismo desaparece".

https://www.youtube.com/watch?v=Kmp59_PYZV0

Em outubro, Sergio Camargo já havia declarado que não daria suporte ao Dia da Consciência Negra. Camargo, além de não reconhecer a data, também já desferiu vários ataques ao movimento negro em entrevistas. Camargo chegou a ter a sua nomeação como presidente Fundação suspensa por causa de posts onde relativiza a escravidão e o racismo no Brasil.

Para Leci Brandão, Sergio Camargo é um “imbecil”

A deputada estadual (PCdoB-SP) e cantora Leci Brandão afirmou, em entrevista à Folha SP, que o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, foi escolhido porque é "alienado". Brandão teve o seu nome excluído da Lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares, como também o teve Martinho da Vila, Gilberto Gil, Milton Nascimento e outras figuras negras do Brasil.

Brandão também declarou que Camargo "quer aparecer" e que "está sempre procurando uma forma de humilhar, desmerecer. Quer desmontar toda uma história, uma verdade que existe". Sobre o fato de o presidente da Fundação ter decidido não celebrar o Dia da Consciência Negra, a deputada afirmou que ele é "um imbecil".

O Presidente da Fundação Palmares usou as redes sociais para responder as críticas da cantora Leci Brandão e utilizou o termo "denegrir", que é considerado racista.

https://twitter.com/sergiodireita1/status/1329740536220160004