Shoppings e lojas devem fechar 60 mil postos de trabalho nas próximas semanas, diz associação

Presidente da entidade afirmou que os shoppings podem funcionar com protocolos de saúde e que o orçamento para 2021 já está comprometido

Foto: Divulgação
Escrito en BRASIL el

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Shoppings (Abrasce) as empresas donas dos grandes shoppings center de São Paulo acabam de revisar para cima a projeção de demissões por causa da pandemia. Há uma estimativa de que 60 mil postos de trabalhos sejam encerrados.

A entidade também revelou que, dos 601 shoppings do país, 236 estão fechados e 365 funcionando com restrições. Por conta disso, foi publicado nesta quinta-feira (15) um manifesto em parceria com outras 20 entidades de comércio e serviços onde pedem a reabertura do comércio com protocolos de saúde.

O presidente da entidade, Glauco Humai, declarou no começo deste mês, quando o governo Doria anunciou novas medidas de restrição ao comércio, disse que o setor tentar dialogar com o governador, mas sem sucesso.

"Não temos evidência de que shopping fechado reduz a contaminação. Por outro lado, em alguns estados, mesmo com shoppingt aberto, o número de contaminados caiu", disse Humai a Folha de S. Paulo.

Humai também afirmou que o desempenho para o ano de 2021 já está comprometido. "Estamos reivindicando essa abertura em SP. Não dá mais para ficar fechado. Entendemos a gravidade da situação, como é crítico. Mas confiamos que o shopping aberto com protocolos não altera do ponto de vista sanitário", disse.

Com informações da Folha da S. Paulo