Silvio Tendler: "Antissionista, sim; antissemitas, não"

O cineasta se solidariza com cartunista Latuff que aparece em lista da organização Simon Wiesenthal

Escrito en GLOBAL el

O cineasta se solidariza com cartunista Latuff que aparece em lista da organização Simon Wiesenthal

Prezado Latuff:

Dia 19 fui depor na quinta delegacia a respeito de uma acusação mentirosa de constrangimento ilegal por parte de um grupo de militares sediciosos. No dia seguinte, você veio a minha casa hipotecar solidariedade, me entrevistou e colocou no youtube.
Leia também:
“Governo israelense não representa o povo judeu”, diz cartunista listado como antissemita
Abaixo a ditadura: Silvio Tendler é constrangido por milicos de pijamas

Conversamos muito, inclusive sobre sionismo, semitismo, etc. Te desafiei a irmos juntos a Israel e Palestina. Você me disse que não conseguiria entrar e, se entrasse, não te deixariam sair. Duvidei. Você, infelizmente, tem razão.

Um centro criado para caçar criminosos nazistas, que perseguiram, mataram, deportaram, torturaram judeus durante a segunda guerra, agora é utilizado, de forma equivocada, para embaralhar sionismo com semitismo. Te consideraram como o terceiro maior anti-semita da atualidade. Depois de você vem um clube inglês que, num bairro judeu de Londres, louva Hitler e as câmeras de gás; partidos efetivamente antisemitas na Grécia e na Ucrânia vêm depois do nome de um cartunista que usa sua arte para defender suas ideias. Antissionista, sim; antissemitas, não. Até porque, de descendência árabe, você também é semita e afinal somos todos igualmente circuncisos. Tuas charges não são mais antissemitas que um artigo de Ury Avnery, Amira Haas ou de Gideon Levy, todos judeus, israelenses. O moldavo Lieberman, sim, é antissemita com o comportamento racista que destila ódio entre árabes e judeus, habitantes ancestrais de uma terra onde ele vive há pouco mais de dez anos. Tua charge com Bibi espremendo uma árabe para tirar votos dos eleitores isrelenses reflete uma triste realidade. Esse rabino que te colocou nessa lista não sabe do que está falando. Caminhemos junto rumo a um mundo laico e fraterno que congregue árabes e judeus num espaço de paz, progresso, respeito mútuo e fraternidade. Solidariamente, Silvio Tendler